Mestrado em Biotecnologia 2010 UFES

A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se…

Por Redacao em 04/02/2010

Mestrado em Biotecnologia Ufes 2010

A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.

Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos).

A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).

A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões.

Hoje contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.

A biotecnologia combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras.

A Ufes – Universidade Federal de Espírito Santo, está oferecendo oportunidades do programa de pós-graduação em Biotecnologia 2010, aproveite esta oportunidade, pois os cursos em mestrado são uma ótima alternativa de qualificação para o mercado de trabalho.

Já estão abertas às inscrições para o mestrado em Biotecnologia 2010 Ufes, as inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro. As áreas de concentração são:

Biotecnologia para Agronegócio;
Biotecnologia para a Saúde;

A Universidade do Espírito Santo experimenta um excelente processo de desenvolvimento, mas diante dessa nova lógica regional, ira caber as principais instituições do Estado (ES) inserir-se neste ritmo promissor, na medida em que os resultados já estejam em avanço, assim equilibrado modelo de desenvolvimento.

A Ufes tem como objetivo principal, obter metas e acelerar a formação de pessoal qualificado e a geração de conhecimento que incorporem novos conteúdos ao processo produtivo regional. Os cursos de mestrado da Ufes, já formol 6 mil de professores do ensino básico na modalidade a distância. A Ufes é mais conhecida por seus cursos de mestrado em: ciências agrárias, humanas, ambiental, biotecnologia, logística portuária, comércio exterior, fruticultura, pesquisas na saúde, nas artes, em tecnologia.

Se você se interessa em realizar o mestrado em Biotecnologia, você deve possuir uma graduação nesta área. Para 2010, serão ofertadas 19 vagas. A inscrição deverá ser feita via Internet, de 14:00h às 17:00h, você ira preencher a ficha de inscrição disponível no endereço www.prppg.ufes.br/biotecnologia. Neste site você também pode encontrar o edital do mestrado Ufes completo em anexo. Para maiores informações ligue para: 4009-7447 ou 4009-7348. Aproveite as oportunidades da Ufes – mestrado em Biotecnologia 2010!

Top