Chocolate de frutas: o que é, benefícios

O chocolate é um dos doces mais calóricos consumidos em todo o mundo. Durante pesquisas sobre essa maravilha, cientistas britânicos descobriram uma nova forma…

Por Editorial MDT em 21/08/2012

O chocolate é um dos doces mais calóricos consumidos em todo o mundo. Durante pesquisas sobre essa maravilha, cientistas britânicos descobriram uma nova forma de substituir até a metade da gordura do chocolate por sucos de frutas. Saiba mais sobre o chocolate de frutas e seus benefícios.

O chocolate de fruta foi criado com suco de laranja e cramberry (Foto: divulgação).

O que é o chocolate de frutas

O chocolate de frutas é a mais nova descoberta feita por pesquisadores britânicos da Universidade de Warwick, divulgado recentemente na revista “Journal of Materials Chemistry”. Durante alguns experimentos, os pesquisadores substituíram parte da manteiga de cacau e da gordura do leite de barras de chocolate branco, amargo e ao leite por pequenas gotas de suco de laranja e “cramberry” (conhecido no Brasil como oxicoco).

Devido a outra parte de gordura e de um composto denominado Polimorfo V (responsável pela aparência brilhante e sensação de derretimento na boca) que ainda permanecem no chocolate, o produto não perde o sabor.

Segundo o pesquisador Stefan Bom (do Departamento de Química de Warwick), o resultado é um chocolate muito saboroso com gosto de fruta. Ele diz ainda que existe ainda outra opção durante a fabricação, que seria o uso de água e vitamina C, para manter o tradicional sabor do chocolate.

Os chocolates de frutas são muito mais saudáveis. Espera-se que as indústrias alimentícias se interessem pela produção desse alimento. (Foto: divulgação).

Leia também sobre os benefícios do chocolate para a saúde 

Benefícios do chocolate de frutas

Não há quem resista ao delicioso sabor do chocolate, porém todos nós sabemos que ele contém muitas calorias. A gordura é responsável por causar as sensações prazerosas que a maioria das pessoas busca.

O novo chocolate feito com suco de frutas, além de ser menos calórico, mantém a mesma aparência e textura do chocolate tradicional. A única diferença é que esse novo alimento apresenta um sabor mais frutado, não deixando de ser uma delícia.

O resultado final é um chocolate muito mais saudável, podendo ser consumido sem culpa. O produto ainda não está disponível para comercialização, mais segundo Stefan, espera-se que as indústrias alimentícias utilizem esse método para fabricar barras saborosas e com menor quantidade de gorduras.

Segundo pesquisadores britânicos, o chocolate de frutas possui 50% menos calorias que os tradicionais (Foto: divulgação).

Saiba mais sobre a história do chocolates 

O chocolate de frutas é um alimento criado pelos cientistas. Ele possui 50% menos calorias, se comparado com os demais chocolates. Trata-se de um alimento muito mais saudável feito com suco de frutas. Espera-se que esse produto seja produzido pelas indústrias alimentícias e esteja disponível para o consumo em breve.

Top