Como viajar de carro com o cão

É neste período de férias que as pessoas aproveitam para viajar e relaxar. Porém, quando você tem um cãozinho de estimação pode ser difícil…

Algumas dicas para ter uma viagem tranquila (Foto:Divulgação)

É neste período de férias que as pessoas aproveitam para viajar e relaxar. Porém, quando você tem um cãozinho de estimação pode ser difícil tomar a decisão de deixá-lo em casa, em um hotelzinho para animais ou levá-lo junto nesta nova aventura. Se você decidir levar o animal  para suas viagens, então irá precisar tomar algumas precauções para que tudo saia da forma adequada e você não tenha nenhum contratempo.

Antes de tudo você deve considerar o tempo de viagem. Os cães podem ficar estressados se a viagem de carro for muito longa. Prefira sair em horários mais frescos, por não suar como os humanos, os cachorros sofrem muito mais com as altas temperaturas.

Cuidados com o cão antes de viajar (Foto:Divulgação)

Antes da Viagem

Verifique se no seu estado é necessário algum documento para poder viajar com seu cachorro. Em muitas cidades é preciso apenas apresentar um atestado de saúde e o cartão de vacinação. Prepare a bagagem do seu bichinho de estimação. Nela deve conter a guia, a coleira, ração suficiente para toda a viagem de carro, potes de água e comida, toalha e os remédios prescritos pelo veterinário.

Para que tudo dê certo nesta viagem com o animal é preciso respeitar algumas regras. O cão deve ser transportado sempre no banco de trás, o ideal é que a guia esteja presa no cinto de segurança, para que ele fique firme e seguro. Fique atento a esta dica, pois se o cão estiver solto ou no banco da frente você pode ser multado.

Uma opção para transportar o bichinho é usando uma caixa de transporte. Ela deve ser fresca e ter espaço suficiente para o animal ficar de pé e dar uma volta.
Alguns cães não se sentem bem em viajar de carro, eles podem apresentar enjoos ou ficar agitados. Nestes casos, você deve pedir que o veterinário prescreva alguns remédios que evitem enjoos.

Leia Também:  Como planejar viagem de férias, dicas

As vezes também é necessário fazer uma adaptação com o animal antes de partir para uma viagem. Faça pequenos passeios com ele no carro e vá aumentando a frequência e o tempo de duração, assim ele não estranhará o tempo que passará no carro durante a viagem.

Quando você viaja de carro com seu animal de estimação é importante fazer muitas paradas e de preferência em postos de gasolina ou restaurantes. Em cada parada, você deve dar água ao cão para que ele não fique desidratado. Outro cuidado importante, durante a parada, é o de dar uma volta com ele, o animal precisa se exercitar durante a viagem, além de fazer suas necessidades fisiológicas.

Cuidados antes e durante a viagem (Foto:Divulgação)

O Destino da Viagem

O destino da viagem pode implicar nos cuidados para o seu animal. Se for para o litoral tenha cuidado com parasitas ou alergias, contudo, se preferir o campo ou a fazenda o melhor é evitar as pulgas e carrapatos, que podem fazer muito mal ao cachorro.

Viajar com seu animal de estimação pode ser divertido, mas é preciso cuidados para que ele fique confortável e não sofra com os impactos de ficar muito tempo dentro do carro. Assim todos poderão se divertir durante as férias, até o seu cachorro.

Top