Saiba quantas chaves Pix pode ter e como funciona

Felipo Bellini 21/02/2022 Notícias

Com essa nova ferramenta de pagamento criada em 2020, muitas pessoas ficam na dúvida “quantas chaves pix posso ter?” e “será que tem um limite?”. 

Você tem essa dúvida, leia o artigo para tirar todas as suas dúvidas e saber como realmente funciona.

Como é feito o cadastro do Pix?

Ao acessar o aplicativo do seu banco terá a opção Pix disponível em um ícone, clique em cima desse ícone. A seguir, selecione a opção “cadastrar chave”.

Como é feito o cadastro do Pix

Fonte/Reprodução: original

Escolha se você quer cadastrar o CPF, celular, e-mail ou chave aleatória, aperte continuar, depois confirmar. Agora sua chave Pix já está cadastrada e você pode receber pagamentos por meio dela.

Ao digitar a chave pix para realizar um pagamento, aparece na tela os dados bancários pertencentes a pessoa que receberá o dinheiro. Assim, você tem a segurança que enviou para a pessoa certa.

É possível ter Pix em diferentes bancos?

Sim. Mas lembre-se que as chaves devem ser diferentes entre si, principalmente se for em

outro banco. Se você cadastrar o seu número de telefone como chave pix no Banco Inter, no Banco Itaú você não pode usar o mesmo número.

Como funcionam as chaves Pix?

Elas fazem parte de um novo sistema de pagamento, o qual transfere o dinheiro instantaneamente de uma conta para a outra, a qualquer hora do dia. 

Não fique esperando ansioso até o outro dia para receber o seu pagamento, solicite o PIX como forma de pagamento. Até em feriados ou final de semana, você consegue receber o dinheiro em alguns segundos.

Posso usar a mesma chave Pix em diferentes bancos?

Não. O ideal é optar por criar uma nova chave com informação diferente. Isso é válido tanto para pessoa física ou jurídica.

Quais opções de chave Pix?

Você pode optar pelo seu CPF, e-mail, número de telefone ou chave aleatória para cadastrar o sua chave Pix. Essa chave aleatória serve para quem não deseja compartilhar suas informações, assim é criado uma chave constituída por letras e números aleatórios.

Você pode excluir sua chave a qualquer momento. Algumas pessoas criam chave aleatória para receber um pagamento, e logo excluem para desativá-la. E quando há necessidade criam uma chave novamente.

Há limite de chaves Pix por conta?

Sim. Sendo pessoa física, é permitido o cadastro de até 5 chaves pix por conta. Em caso de pessoa jurídica é permitido até 20 chaves pix em uma conta bancária.

Há diferença entre o Pix e as transferências como TED e DOC?

As transferências bancárias (TED e DOC) possuem taxa alta e ainda demoram para cair na conta do destinatário. O pagamento só cai em dias úteis, se for realizado em finais de semana ou feriado só no próximo dia útil aparecerá na conta.

O Pix não exige taxa para transferir o dinheiro para pessoas físicas, pessoas jurídicas pagam uma pequena taxa e quem recebe pode verificar se o dinheiro chegou na conta na mesma hora.

É possível fazer pagar em Pix sem ter a chave?

O Pix pode ser realizado apenas com os dados bancários da pessoa que você deseja pagar, menos que ela não tenha a chave.

Para isso você deve inserir o valor e preencher dados como nome, cadastro de pessoa física ou pessoa jurídica, instituição bancária, agência e conta. Selecione se é conta-corrente ou poupança, e no tipo de transferência escolha o Pix. Em seguida, confirme para transferir o valor.

Outros artigos

Como Decorar Bolo Passo a Passo

15/04/2015

Como Decorar Bolo Passo a Passo

Aprenda como decorar bolo passo a passo e descubra o designer cake que existe dentro de você. Há muitas formas de confeitar um bolo, mas para acertar na decoração, é...

Orloff cria Teste de Pureza

29/11/2011

Orloff cria Teste de Pureza

Como parte da nova campanha da Orloff, a empresa produziu uma ação de marketing dentro da rede social Facebook, objetivando atingir o público jovem, já que este ...

Moda Teen 2011

31/05/2011

Moda Teen 2011

Para o leitor (a) que quer estar informado sobre a moda teen 2011, saiba que diversas marcas estão investindo em looks de arrasar, portanto não há mais disculpas na ...