Chá de Urtiga benefícios para saúde e beleza

O chá de Urtiga está se tornando cada vez mais conhecido entre os brasileiros, afinal, ele oferece uma série de benefícios para saúde e…

O chá de Urtiga está se tornando cada vez mais conhecido entre os brasileiros, afinal, ele oferece uma série de benefícios para saúde e beleza. Leia a matéria e confira mais detalhes sobre os poderes milagrosos dessa planta.

A urtiga é uma poderosa planta medicinal. (Foto Ilustrativa)

A urtiga é uma poderosa planta medicinal. (Foto Ilustrativa)

A Urtiga é uma planta medicinal, também conhecida como Ortiga ou Urtigão. Encontrada à venda em lojas de produtos naturais ou feiras livres, ela previne problemas de saúde e pode ser usada no tratamento de doenças. Há quem diga, ainda, que a Urtiga faz bem para o cabelo.

Propriedades do Chá de Urtiga

As propriedades medicinais da Urtiga podem ser exploradas em diferentes casos. A planta é rica em cálcio, potássio, rutina, ácido fórmico, clorofila, ferro, silício, quercetina, entre outros sais minerais. Ela também tem compostos que favorecem a ação antialérgica, diurética e anti-inflamatória.

Benefícios do chá de urtiga para a saúde

Os benefícios do chá de urtiga para são vários. A planta, quando ingerida corretamente, contribui com os tratamentos de reumatismo, hemorragias, anemias, artrite, artrose, gota, entre outros problemas de saúde.

O chá da planta é muito utilizado para tratar reumatismo. (Foto Ilustrativa)

O chá da planta é muito utilizado para tratar reumatismo. (Foto Ilustrativa)

Incluir o chá de urtiga na dieta também é uma forma de combater problemas que acometem o sistema respiratório, como tosse, bronquite e asma. A planta também é ótima para tratar febre, diarreia, úlcera, insuficiência hepática e diabetes.

Benefícios do chá de urtiga para a beleza

A urtiga vem sendo considerada uma das melhores ervas para tratar a queda de cabelo, purificar a raiz e combater caspa. Por causa desse benefício, a planta é utilizada como componente nas fórmulas de alguns shampoos.

Leia Também:  Como identificar os sintomas de hipotireoidismo?

No que diz respeito à beleza, a planta medicinal urtiga também promove a limpeza da pele em caso de eczema e urticária.

A infusão também contribui com a beleza. (Foto Ilustrativa)

A infusão também contribui com a beleza. (Foto Ilustrativa)

Como fazer chá de urtiga?

O chá de urtiga é bem fácil de preparar. Para fazer a infusão, basta adicionar uma colher de sopa da planta para cada 1 litro de água. Deixe ferver por 5 minutos, retire do fogo e abafe por 10 minutos. Coe o chá e consuma no máximo 3 xícaras ao dia.

Efeitos colaterais chá de urtiga

A Urtiga pode ser usada para fazer um poderoso chá medicinal, mas o seu consumo deve acontecer com moderação para não desencadear efeitos colaterais. Em excesso, a planta pode causar reações alérgicas e alterações na próstata.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o chá de urtiga? Deixe um comentário.

 

Top