Receitas de quentão para festa junina 2014

Chegou o mês de junho e com ele as tradicionais festas juninas que agitam todo o Brasil nesse período, trazendo quadrilhas, pratos típicos e…

Por Andre em 04/06/2014

Chegou o mês de junho e com ele as tradicionais festas juninas que agitam todo o Brasil nesse período, trazendo quadrilhas, pratos típicos e muito mais. Nas barraquinhas, também não vai faltar a bebida que anima os festejos. Preparamos essa matéria especialmente para quem está em busca de receitas de quentão para festa junina 2014.

O quentão é a bebida mais tradicional das festas juninas (Foto: Divulgação)

Podendo trazer vinho ou cachaça em sua receita, além de ser encontrado ainda na versão sem álcool e em outras variações, o quentão é a bebida ideal para esquentar o corpo nas noites frias de junho.

Músicas para dançar quadrilha em 2014

Roupas para festa junina nas cores da bandeira do Brasil

Receitas de quentão para festa junina 2014

Existem diversas variações de quentão, mas as mais comuns são as de cachaça e vinho (Foto: Divulgação)

Está querendo saborear essa tradicional bebida? Então, não deixe de conferir as receitas de quentão para festa junina 2014, em algumas das suas principais variações.

– Quentão de vinho

4 litros de vinho tinto suave

1 litro de cachaça

1 raiz pequena de gengibre

2 pauzinhos de canela em rama

4 cravos

Casca de 1 ou 2 laranjas

2 kg de açúcar

Coloque o açúcar em uma panela, leve ao fogo e mexa até virar calda. Em seguida, despeje o vinho bem devagar e vá mexendo para desmanchar o açúcar. Coloque a cachaça e os outros ingredientes, deixando cozinhar por pelo menos 20 minutos ou até pegar o gosto dos temperos. Quando estiver no ponto, retire os ingredientes sólidos e deixe só a parte líquida, servindo a seguir.

– Quentão de cachaça

600 ml de cachaça

600ml de água

½ kg de açúcar

Cascas de 2 laranjas em tiras

Casca de limão em tiras

50g de gengibre em pedacinhos

Cravo da índia a gosto

1 pau de canela

1 maçã cortada em cubinhos

Junte o açúcar, o gengibre, o cravo, o pau de canela e as cascas de limão e laranja em uma panela funda. Leve-a ao fogo e, assim que o açúcar começar a derreter, acrescente a água e a cachaça, deixando cozinhar de 20 a 30 minutos, em fogo médio. Coe e acrescente os cubos de maçã, mantenha em fogo baixo e sirva quente.

– Quentão chique

1 xícara (chá) de licor cointreau

3 xícaras (chá) de cachaça

2 colheres (sopa) de mel

¾ xícara (chá) de açúcar

Casca de 2 laranjas e 1 limão

1 ½ xícara (chá) de água

2 cravos da índia

1 pau de canela

50g de gengibre

Coloque o açúcar e o licor em uma panela e leve ao fogo brando. Assim que o açúcar derreter, acrescente as cascas de laranja e limão, o gengibre, o mel, os cravos da índia e a canela em pau. Ferva por 4 minutos, acrescente água e deixe ferver por mais 5 minutos. Em seguida, coloque a cachaça, ferva por mais 10 minutos, coe e sirva quente.

Quentão sem álcool

Há até uma versão feita sem álcool, para atender a todos os públicos (Foto: Divulgação)

Entre as receitas de quentão, também não pode faltar a receita de quentão sem álcool, que pode ser apreciada pelas pessoas que não ingerem bebidas alcoólicas e até pelas crianças.

Ingredientes

½ kg de açúcar

Cravo da índia a gosto

1 litro de água

2 gengibres ralados

Queime o açúcar em uma panela levada ao fogo brando. Em seguida, acrescente o gengibre, o cravo e, aos poucos, a água. Ferva tudo até que o açúcar queimado suma do fundo da panela. Sirva quente.

Top