Melhores exercícios durante a gravidez

Os melhores exercícios durante a gravidez são aqueles que fazem bem tanto para a saúde da mãe como também para a do filho. As…

Por Isabella Moretti em 09/12/2014

Os melhores exercícios durante a gravidez são aqueles que fazem bem tanto para a saúde da mãe como também para a do filho. As atividades reconhecem as limitações de cada gestante e oferecem uma série de benefícios para o corpo e mente.

Melhores exercícios durante a gravidez. (Foto: Divulgação)

A gravidez requer alguns cuidados quando se trata de exercício físico, mas isso não significa que a mamãe precisa optar pelo sedentarismo. O ideal é criar uma rotina com atividades leves, que melhoram o preparo físico e reduzem as dores típicas da gestação.

Antes de elaborar a sua rotina de exercícios físicos, a gestante deve consultar o seu ginecologista para descobrir se a prática da atividade física escolhida está liberada. Vale lembrar que algumas formas de se exercitar exigem muita força e aceleram demais os batimentos cardíacos, por isso elas acabam comprometendo a segurança de mãe e filho.

Leia mais: Dicas para uma gravidez tranquila e saudável

Melhores exercícios durante a gravidez

Os exercícios de pilates oferecem benefícios às gestantes. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir os melhores exercícios durante a gravidez:

Pilates

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que tem caído no gosto das gestantes. Os exercícios conseguem fortalecer os músculos e também melhoram a flexibilidade do corpo. Apesar de ser uma atividade muito recomendada para mulheres grávidas, é muito importante reconhecer os limites ao praticar os movimentos.

O pilates é ótimo para exercitar o músculo do assoalho pélvico e a respiração. Ao participar das aulas, a futura mamãe desfruta de bem-estar e melhora o seu condicionamento para encarar o parto.

Caminhar faz bem para mãe e filho. (Foto: Divulgação)

Caminhada

A caminhada é uma atividade aeróbica bem simples, mas que oferece uma série de benefícios para a saúde. Ao caminhar 40 minutos por dia, a gestante consegue melhorar o seu desempenho físico, aumenta o fluxo sanguíneo e também reduz consideravelmente a sensação de estresse. Só é importante tomar cuidado com a temperatura: o ambiente deve estar abaixo de 38°C.

Natação

As gestantes que querem se exercitar podem apostar na natação. Os exercícios realizados na água possuem menores chances de lesões, mas necessitam de mais preparo físico do que a caminhada. A modalidade também representa uma ótima forma de treinar a respiração.

Fazer exercícios na água reduz o risco de lesões. (Foto: Divulgação)

Corrida leve

A caminhada parece algo muito básico para conquistar um bom condicionamento físico? Então experimente uma corrida leve. Essa atividade é recomendada apenas no primeiro trimestre da gravidez, em virtude do grande risco de quedas. Na hora de correr, também é importante ficar de olho na frequência cardíaca para não ultrapassar os limites.

Aposte em um dos melhores exercícios durante a gravidez, mas não se esqueça de conversar com o médico sobre a prática da atividade.

Top