Casas grandes: dicas para decorar

Com muitos cômodos, área de lazer ampla e ambientes para todos os momentos, a casa grande se revela o objeto de desejo de muitas…

A casa espaçosa também necessita de cuidados na decoração. (Foto:Divulgação)

Com muitos cômodos, área de lazer ampla e ambientes para todos os momentos, a casa grande se revela o objeto de desejo de muitas pessoas. Diferente do imóvel pequeno, esta residência conta com bastante espaço e permite fazer uma decoração com riqueza de detalhes.

Uma casa grande e bem decorada

A casa grande é um lugar prazeroso para se viver, afinal, os moradores podem aproveitar a amplitude e contar com mais flexibilidade para escolher a proposta de decoração. Apesar de todos os benefícios, alguns cuidados precisam ser tomados para que a residência não fique tão vazia ou bagunçada.

Na hora de decorar a casa, os moradores devem ter em mãos um projeto que auxilia a montagem de cada cômodo. Para desenvolver o trabalho, é necessário valorizar o bom gosto e a criatividade, além de colocar em prática os conceitos de harmonia e equilíbrio.

Alguns erros são fatais na decoração da casa grande, como por exemplo, deixar vários espaços vazios em um mesmo ambiente. Também é desaconselhável usar muitos elementos com estéticas conflitantes no cômodo decorado, pois isso compromete a criação de uma identidade visual.

Veja também: Plantas de casas grandes

Dicas para decorar a casa grande

A decoração deve levar em conta os critérios de harmonia e equilíbrio.(Foto:Divulgação)

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo design de interiores não está presente na casa grande, ou seja, a luta por espaço. Entretanto, é preciso saber como usar as áreas da melhor forma possível e favorecê-las através de uma decoração bem planejada.

Na hora de decorar a casa grande, a mobília não precisa estar necessariamente encostada na parede. Os sofás, as poltronas e os móveis menores podem ser dispostos estrategicamente para aproveitar bem o ambiente. Somente devem permanecer junto a parede os móveis grandes.

Leia Também:  Confira a Decoração do Quarto de Davi, o Filho de Claudia Leitte

Por mais que o morador queira montar uma decoração sofisticada e repleta de detalhes, ele deve sempre se preocupar com o conforto e a acessibilidade. O espaço decorado requer áreas livres para que as pessoas possam circular tranquilamente.

Os móveis não precisam estar encostados na parede e tudo deve ser proporcional. (Foto:Divulgação)

Outro aspecto importante da decoração da casa grande é se preocupar com a proporção. Por isso, evite incluir em espaços amplos os móveis pequenos demais, pois eles perdem a visibilidade  diante da força de um ambiente espaçoso. Os moradores que não querem exagerar na quantidade de elementos podem ainda trabalhar com base numa proposta minimalista, bem contemporânea, que defende a ideia de que “menos é mais”.

Como as casas grandes possuem paredes enormes e muita área de chão, elas acabam se tornando frias demais, especialmente no inverno. Para evitar este tipo de problema, vale a pena investir em tapetes felpudos. Caso a intenção seja ocupar o espaço vertical vazio, uma boa aposta é o uso de quadros para decorar ou painéis de madeira. Pintar uma ou duas paredes do cômodo também é uma forma de romper com a monotonia.

Arrase na decoração, leia: 10 truques para decorar a casa

Top