Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Como dar banho em cachorro: cuidados

Como dar banho em cachorro: cuidados

Os cachorros são grandes amigos, tanto de adultos quanto de crianças. Como eles passam muito tempo conosco, precisam estar sempre limpinhos e cheirosinhos. Para tanto, o banho é indispensável. Se você não puder levar o seu amiguinho ao pet shop, saiba como dar banho em cachorro com os devidos cuidados para não causar-lhe problemas de saúde.

Para dar banho no seu cachorro, você precisará de: toalha, secador de cabelo, água morna, chumaços de algodão, xampu especial para cães e um local compatível com o tamanho do seu amigo.

Primeiro, escolha o local em que dará banho no seu cão. Pode ser no quintal, em um tanque, em uma banheira ou até mesmo no banheiro. Tudo depende do tamanho do seu cachorro e do temperamento dele, pois se ele for muito agitado, molhará tudo ao redor. A mangueira é o ideal para os banhos porque com ela, é mais fácil molhar todo o animal.

A mangueira é ideal para deixar o seu amiguinho bem limpo. (Foto: Divulgação)

Se o seu cão tiver pelos longos, escove-os antes de molhá-lo. Então, coloque um chumaço de algodão em cada ouvido para que a água não entre no local, provocando doenças nele. Caso o seu animal seja muito agitado, dê-lhe um petisco para distraí-lo enquanto coloca o algodão nos ouvidos dele. Porém, se mesmo assim não for possível, proteja a área com as mãos quando for jogar água no cão.

Escove os pelos do cão antes de molhá-lo, principalmente se ele tiver pelos longos. (Foto: Divulgação)

As regiões que ficam mais sujas como ao redor da boca, o rabo e as patas devem ser bem esfregadas, até com uma esponja de cozinha, mas com a parte mais macia. O resto do corpo precisa ser esfregada também, contudo, não é necessário usar tanta força.

Enxágue bem o seu amiguinho para que não sobre nenhum produto químico que possa lhe causar alergias, e seque-o com a toalha o máximo possível. Retire os chumaços de algodão e, em seguida, use o secador de cabelos para deixá-lo bem sequinho e com os pelos bonitos.

Use a toalha para retirar o excesso de água e depois, use o secador de cabelo. (Foto: Divulgação)

No entanto, há cachorros que não gostam do secador. Nesse caso, deixe-o se secar naturalmente, mas esse não é o melhor modo, pois quando ele fica com a pele úmida, pode se contaminar com micoses ou dermatites.

Mesmo que você goste do seu cachorro limpinho, não é preciso banhá-lo todas as semanas. Uma vez por mês é o suficiente se ele tiver pelos longos, porque ele pode perder a imunidade e ter doenças de pele. Entretanto, se ele tiver pelos curtos, o intervalo pode ser maior ainda, como uma vez a cada dois meses. Com esses cuidados ao dar banho em cachorros, o seu amiguinho ficará sempre lindo e saudável.

Leia também: Dicas para dar banho em cães

Recomendado para você
Bem Estar

Ervas abortivas: perigos

Bem Estar

Hermes Pardini – resultados de exames

Bem Estar

Ínguas: o que pode ser

Bem Estar

Como organizar uma excursão?

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *