Cão não quer comer ração: o que fazer

Já foi comprovado que o cão é o melhor amigo do homem. Por isso, assim como zelar pelos interesses e cuidados com os nossos…

Por Paulo Lima em 10/03/2013

Já foi comprovado que o cão é o melhor amigo do homem. Por isso, assim como zelar pelos interesses e cuidados com os nossos familiares e os amigos de verdade é fundamental, também ocorre com o nosso animalzinho de estimação, ainda mais porque um cachorrinho possui limitações e não pode fazer escolhas como fazem os seres humanos.

Saiba como proceder no caso de seu cão rejeitar a ração (Foto: Divulgação)

Neste contexto é comum nos depararmos com casos onde o cão não quer comer a ração que é oferecida pelo dono, e muitas podem ser as causas desse comportamento. Portanto, antes de começar a tomar as medidas necessárias, leve o seu bichinho ao veterinário para averiguar se ele não está contaminado por alguma bactéria que possa ocasionar a perda de apetite.

Depois disso, caso nada seja detectado, confira algumas dicas sobre o que fazer com o cão que não quer comer ração:

Cão que não quer comer ração – o que fazer

A maioria dos cachorros adora comer, de modo que até mesmo sem nenhum problema de saúde, pode acontecer de um cão rejeitar a ração. Os motivos são vários: desde problemas no âmbito emocional como até mesmo uma eventual troca de ração, pode fazer com que o animal simplesmente pare de comer.

Muitas são as causas da perda de apetite em um cão (Foto: Divulgação)

Portanto, tente identificar qual é o problema que afeta o seu companheirinho, para poder então agir sobre ele. Se porventura o cachorro esteja em depressão, torna-se fundamental modificar a estrutura do ambiente, uma vez que o animal absorve tudo o que acontece dentro de sua casa. Ele pode inclusive estar triste devido a presença de algum outro bichinho novo ou criança, porém nesses casos o cuidado deve ser redobrado.

Saiba mais: Doenças mais comuns em cachorros.

Como fazer o cão recuperar o apetite

O segundo passo para fazer o cão recuperar o apetite é averiguar se o animal possui uma rotina definida, pois sem um horário fixo para comer ele perde seus referenciais biológicos. Feito, aprimore a refeição de seu melhor amigo inserindo misturas na própria ração, de modo que a carne moída ou o frango desfiado, são sempre os mais indicados.

Misture outros alimentos junto à ração para atrair o animal (Foto: Divulgação)

Também é primordial que você escolha uma ração de qualidade e rica em nutrientes, pois caso opte pela mais barata ao invés da mais eficaz, automaticamente  o seu animalzinho ficara com deficiências no sangue e nos ossos.

Caso os problemas persistam e o cão não querendo comer ração continue, consulte novamente um veterinário.

Confira mais algumas dicas em: Falta de apetite em cães – o que fazer.

Top