Falta de apetite em cães: o que fazer

PUBLICIDADE
Faça o animal comer regularmente (Foto: Divulgação)

A alimentação é muito importante para saúde de todo ser vivo. No entanto, os cães assim como os humanos podem sofrer com a falta de apetite. O problema pode afetar a nutrição e hidratação do corpo do animal, como também as defesas imunológicas, tornando-o mais vulnerável a algum vírus ou ao desenvolvimento de enfermidades. Saiba o que fazer quando o seu cachorro apresentar falta de apetite.

Antes de tudo é preciso lembrar que o dono jamais deve confundir a falta de apetite do cão com uma breve sensação de saciedade. A falta de apetite é uma atitude rotineira que pode se repetir vários dias numa mesma semana, já a sensação de saciedade é uma atitude pontual e natural de quando o cão realmente esta bem alimentado e por isso não sente fome.

Fatores Naturais

A maioria dos cães adora comer, parecendo sentir fome compulsivamente. No entanto, existem alguns fatores naturais para falta de apetite como, por exemplo, quando o cão sempre come o mesmo sabor de  ração e por isso enjoa do alimento. Nesse caso, o ideal para fazer o cachorro voltar a sentir atração pela comida é variar os sabores.

PUBLICIDADE

Assim como as crianças, os cães ainda necessitam de um forte estímulo emocional para apreciar o momento da refeição. Fazer companhia ao seu dog durante a refeição, conversar com ele, dar ração na palma da mão e realizar brincadeiras pode fazer a diferença ajudando a despertar o interesse.

Cães também podem sofrer de depressão (Foto: Divulgação)

Horários e Rotinas

Outra questão é observar se a rotina de horários e porções estão adequados. No geral, o ideal é evitar refeições muito próximas, alimentando o cão pelo menos três vezes ao dia em intervalos de 6 horas.  As porções devem seguir as recomendações do fabricante da ração, geralmente escritas no verso da embalagem (Ex: animal que pesa menos quilos deve ser servido com porções menores equivalentes ao seu peso).

Outro ponto importantíssimo é avaliar se o cachorro está sedentário. Quando o pet tem uma rotina diária de exercícios físicos como o passeio junto ao dono, brincadeiras e interação com outros cães isso contribui para queima de calorias, gasto de energia e consequentemente maior sensação de fome.

Má Educação Alimentar

Uma má educação alimentar também pode afetar a sensação de fome. Assim como as pessoas que adoram comer porcarias e alimentos inadequados, o cachorro também pode fazer resistência a alimentações saudáveis para que o dono ofereça comida caseira. Nesses casos, o ideal é não ceder aos caprichos e continuar estimulando a ração e petiscos no lugar de comida humana.

PUBLICIDADE
Cuide bem do seu cachorro (Foto: Divulgação)

Cuidados Contra Doenças

A falta de fome também pode ser reflexo de alguma enfermidade.  Se o cão, além de não se alimentar, apresentar sinal de fraqueza, vômito, diarreia ou cansaço o veterinário deve ser procurado imediatamente. Entretanto, mesmo não dando esses sinais é importante atentar que, assim como as pessoas, os cães ainda podem estar depressivos ou estressados.

Um pequeno mal-estar ainda pode ser uma gastrite, deixando o cão indisposto. Nesse último caso, o bichinho até apresenta interesse de comer mas, durante a o início da refeição sente incômodos  virando a cabeça e contraindo o abdômen. Em todo caso, na persistência do problema o veterinário dever ser consultado, ele poderá também receitar algum estimulante de apetite ou dieta equilibrada.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • meu cachorro após uma vacina passou mal e tem uma semana q não quer comer a ração, bebe água normal faz xixi , coco e só come um pouquinho se misturo a ração com caldo de figado ou frango. O que fazer para que volte a comer sua ração normal??

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.