Material de construção sustentável: quais são

Sustentabilidade é a palavra do momento, pois é ela quem garantirá o futuro das próximas gerações, que poderão ter um mundo mais limpo, ecológico…

Sustentabilidade é a palavra do momento, pois é ela quem garantirá o futuro das próximas gerações, que poderão ter um mundo mais limpo, ecológico e econômico. Ela está em tudo: nas embalagens dos alimentos, nos eletrodomésticos, nos automóveis e até na construção civil. Pois é, se você ainda não conhece a sustentabilidade no último campo citado, veja quais são os materiais de construção sustentáveis e construa a sua casa com eles.

Você também vai gostar de ler: Visual Sustentável – Idéias para Decoração Ecológica.

Concreto Reciclado

Para fazer esse material, a brita é substituída por qualquer volume como caco de vidro, bolinhas de cerâmica, pó e pneu ou pó de pedras para a confecção do contra piso. Com ele, além da construção ficar bem mais econômica, fica ecologicamente correta.

Concreto reciclado. (Foto: Divulgação)

Madeira Plástica

Ela pode ser utilizada para fazer pisos, pergolados, caxepós para paisagistas, revestimentos, gazebos e mobiliário interno e externo, pois é muito parecida com a madeira convencional. Porém,  é totalmente reciclável e tem uma relação custo-benefício bem maior, já que é muito mais barata e ainda não atrai pragas como cupins, traças e roedores. E para melhorar, inúmeras árvores deixarão de ser derrubadas para a construção de casas.

A madeira plástica é muito parecida com a convencional. (Foto: Divulgação)

Embalagem Longa Vida

Criada pela Tetra Pak, a embalagem é feita de papel, plástico e alumínio. Foi criada para estimular a reciclagem das embalagens longa vida e para valorizar a cadeia da reciclagem na geração de emprego e renda, além de evitar que toneladas de plástico e alumínio parassem em aterros sanitários. Essa embalagem pode ser usada na construção civil em forma de placas e telhas: o papel, que é predominante em sua composição, é transformado em papelão enquanto o plástico e o alumínio são prensados para se tornarem telhas e placas. Esse material resultante, além de ser ecológico, é mais barato que o convencional e ainda disponibiliza melhor conforto térmico aos ambientes.

Telha feita com embalagem longa vida. (Foto: Divulgação)

O material de construção sustentável não foi criado apenas para pouparmos a natureza, mas também para oferecer maior conforto e economia aos moradores das casas. Porém, o ser humano é o maior beneficiado, já que, além de ganhar conforto e economia, ganhará mais tempo de vida no planeta.

Leia Também:  Vamos tirar o planeta do sufoco - site oficial

Leia mais sobre sustentabilidade em: Saiba como Tornar o seu Dia Sustentável. 

Top