quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 - 08/02/2023 07:19:28
MundodasTribos

As pilhas e baterias não podem ser descartadas como lixo comum.

As pilhas e baterias são usadas para garantir o funcionamento de aparelhos eletrônicos, mas elas também podem afetar o meio ambiente quando usadas e descartadas de maneira incorreta. Além de resultar em prejuízo ecológico, também é importante mencionar os males causados à saúde humana.

Quando as pilhas e baterias deixam de funcionar, elas passam a compor o lixo eletrônico. Diferente dos outros tipos de resíduos, estes elementos não podem ser ensacados e colocados à disposição da coleta municipal. O grande perigo reside no fato dos objetos apresentarem substâncias perigosas.

Leia mais: Pilhas – como reciclar?

O que este artigo aborda:

Os perigos das pilhas e baterias

As pilhas e baterias possuem componentes tóxicos que afetam a natureza e a saúde do homem.

As pilhas e baterias, que fazem parte do dia-a-dia, garantem mobilidade para usar celulares, videogames, computadores, controle remoto, entre outros itens presentes na vida moderna. No entanto, poucas pessoas sabem que o lixo eletrônico é composto por metais pesados, como é o caso do chumbo, cádmio e o mercúrio, que resultam em sérios prejuízos.

Os componentes tóxicos das pilhas e baterias afetam o meio ambiente, contaminando a água, o ar e o solo. Também podem ocorrer alterações da cadeia alimentar, sendo assim capazes de prejudicar a saúde do próprio homem. Por exemplo, quando alguém joga uma pilha no rio e o metal se desprende, as substâncias tóxicas afetam a água e consequentemente os peixes, que servem de alimento para os seres humanos.

Quando o chumbo é ingerido por uma pessoa, pode causar danos no sistema nervoso e sanguíneo. No caso do mercúrio, a ingestão do componente resulta em problemas cerebrais e no fígado. Já a reação do cádmio no organismo humano é de envenenamento, danos nos ossos, pulmões e rins.

Veja também: Lixo eletrônico – para onde enviá-lo?

Como descartar pilhas e baterias corretamente?

Para descartar, procure um local de coleta.

Para que o meio ambiente e a população não sejam afetados com metais tóxicos, é necessário procurar locais que fazem coleta de pilhas e baterias. Porém, nem sempre as pessoas conseguem descartar como se deve.

O primeiro passo é armazenar as pilhas em casa, ou seja, juntando-as em um recipiente seguro para depois levar até o ponto de coleta. O importante é não misturar os objetos dotados de metais pesados com os demais resíduos que serão encaminhados para o aterro sanitário e nem jogá-los na natureza.

Os locais de coleta de lixo eletrônico estão distribuídos em todo o Brasil, incluindo supermercados, escolas, Secretarias do Meio Ambiente, entre outros. As pilhas e baterias serão levadas para laboratórios, onde poderão ser reaproveitadas sem causar danos a saúde e ao meio-ambiente.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Sacolas ecológicas SP: preços, onde comprar

Sacolas ecológicas SP: preços, onde comprar

Como transformar óleo de cozinha em sabão

Como transformar óleo de cozinha em sabão

Diferenças entre couro, couro ecológico e couro sintético

Diferenças entre couro, couro ecológico e couro sintético

Vamos tirar o planeta do sufoco – site oficial

Vamos tirar o planeta do sufoco – site oficial

Material de construção sustentável: quais são

Material de construção sustentável: quais são

Energia solar – vantagens e desvantagens

Energia solar – vantagens e desvantagens