Alimentos para proteger a pele no verão

Para ficar livre dos efeitos negativos do sol, não basta apenas encher a pele de protetor solar, pois a proteção deve começar de dentro…

Por Editorial MDT em 19/02/2012

As frutas são essenciais para uma pele bonita no verão. (Foto: Divulgação)

Para ficar livre dos efeitos negativos do sol, não basta apenas encher a pele de protetor solar, pois a proteção deve começar de dentro para fora. Portanto, uma alimentação saudável é primordial para ter uma pele bonita em qualquer época do ano. Sendo assim, conheça os alimentos que protegem a pele no verão.

A pele necessita da luz solar para que a vitamina D seja processada. No entanto, ela deve ser exposta ao astro-rei somente antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde. Fora desse período, a radiação solar é altamente prejudicial à saúde, podendo causar queimaduras, câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Durante o verão, a ingestão de água é imprescindível para a hidratação da pele e do organismo. Para tanto, beba entre 2 e3 litros desse líquido por dia. No começo, pode parecer muito, mas quando se tornar um hábito, você sentirá a falta de água.

Beba água abundantemente para manter o corpo hidratado e saudável. (Foto: Divulgação)

Quanto à alimentação, o seu cardápio diário deve ter muitos alimentos que contêm o licopeno, que evita o envelhecimento por conter um antioxidante que age diretamente nas células. Ele é encontrado na goiaba, no tomate, na melancia e em outros alimentos avermelhados.

Para manter a pele saudável, são indicados os polifenóis, substâncias encontradas nas amoras, nas uvas, nas ameixas e no açaí. O ômega-3, com ótima ação anti-inflamatória, é perfeito contra acnes e dermatites. Ele está presente em peixes como o salmão e a sardinha e na linhaça.

Coma muito salmão para ter uma pele impecável. (Foto: Divulgação)

E para diminuir os efeitos negativos dos raios solares na pele, use e abuse dos alimentos ricos em vitaminas C e E como a laranja, a acerola, o morango, o brócolis, o gérmen de trigo, a soja entre outros. E para garantir um bronzeado maravilhoso nos dias de sol e evitar a vermelhidão, nada melhor que os carotenóides, presentes nos alimentos amarelo-alaranjados como a cenoura, o mamão e a beterraba.

Proteja-se contra o sol com uma alimentação saudável e muita água. Assim, a sua pele ficará linda, bronzeada e jovem mesmo após ficar horas estendida sob o sol. No entanto, não se esqueça de tomar os cuidados necessários como usar protetor solar e não ficar exposta nos períodos de sol mais forte.

 

 

Top