Cães com medo de água: o que fazer

Sem sombra de dúvidas, você já ouviu falar sobre cães que têm medo de água: mesmo que não pareça, tal fobia instalada é comum…

Saiba como lidar com cães que têm medo de água

Sem sombra de dúvidas, você já ouviu falar sobre cães que têm medo de água: mesmo que não pareça, tal fobia instalada é comum em diversas espécies devido alguns erros no processo educativo do próprio animal. Portanto, para prevenir e resolver o problema de forma simples e eficaz, o especialista Alexandre Rossi – mais conhecido como o Dr. Pet, auxilia sobre o que fazer nestes casos:

Como prevenir

Muitas vezes o medo se instala no cão quando ele entra em contato com a água pela primeira vez através do banho. Ao banharmos um cachorro desacostumado, ele acaba ficando inquieto e impaciente, de modo que o momento se torna de muita tensão para o nosso melhor amigo. Por isso devemos acostumar o cão com a água de forma gradual, visando impedir a manifestaação de tal fobia posteriormente.

Devemos acostumar o cão com a água antes de fornecer a ele o banho

Para prevenir o medo de água nos cães, o Dr. Pet da as seguintes dicas:

  • Despeje água no chão do quintal e deixe o animal molhar suas patinhas. Assim ele se preparará para sair na chuva ou até mesmo entrar na piscina posteriormente;
  • Em situações comuns, simule um banho, massageando o corpo do cãozinho com as mãos e utilizando toalhas. Desta forma ele ficará mais tranquilo na hora de se banhar;
  • Em dias quentes, faça o uso de borrifadores d’água no corpo do animal para refrescá-lo e assim acostumá-lo;
  • Para acostumar o cão com a água, permita também com que ele não estranhe barulhos relacionados com o banho, tais como a água do chuveiro, secador, etc. É válido também levar o cachorrinho para passear em pet shops, a fim de que ele se acostume desde já com as futuras sessões de banho.
Continuar Lendo  Coleção Lilica Ripilica inverno 2013

Como resolver o problema

Para quem já tem um cão com medo de água, a atenção deve ser redobrada: portanto, inicie observando o momento exato em que as reações de medo se manifestam.

Tome medidas eficientes para acostumar o seu cão com a água

Alguns animais possuem medo de grandes jatos de água, ao passo que outros não desejam nem sequer ficar perto de um ambiente molhado. Desta forma, aplicando as dicas do Dr. Pet, primeiramente devemos seguir as etapas de costume e prevenção, a fim de não causarmos um grande impacto de medo no animal hora do banho.

Feito, no momento de banhar o cão inicie molhando as patas ou aumentando o nível da água da banheira gradativamente. Escolha sempre os dias de sol para que o bichinho fique mais à vontade e assim se refresque com a água. É sempre muito importante ter paciência e determinação, visto que a superação de fobias e obstáculos dependerá de sua persistência.

Seguindo as dicas sobre o que fazer com cães com medo de água, você garantirá uma convivência mais harmoniosa e saudável com seu bichinho de estimação.

Leia também

Comandos básicos para adestrar um cão

Cães com medo de banho – o que fazer

Top