Cães com medo de banho:o que fazer

Ter um animal de estimação é sem sombra de dúvidas algo muito positivo para a integração familiar: um bichinho é capaz de alegrar o…

Ter um animal de estimação é sem sombra de dúvidas algo muito positivo para a integração familiar: um bichinho é capaz de alegrar o ambiente e proporcionar muitos momentos de diversão entre os membros de um mesmo lar.

Saiba o que fazer caso seu cão não queira tomar banho

No entanto, a situação pode se complicar caso o seu cãozinho seja hiperativo e se comporte de maneira inadequada na hora de realizar sua higiene pessoal. Desta forma, aos donos que se encontram nesta situação, elaboramos esta matéria sobre o que fazer com cães com medo de tomar banho, que vale a pena conferir:

Primeiros passos

A primeira etapa antes de dar banho em um cachorro é um planejamento prévio: assim, inicie separando todos itens que irá usar, tais como shampoos, sabonetes, perfumes, toalha, etc., a fim de realizar o processo com mais facilidade. Lembre-se de jamais deixar o seu cão sozinho em uma banheira ou bancada, para evitar possíveis desgastes posteriormente.

Jamais deixe o seu cão sozinho durante o banho

Antes de iniciar o banho propriamente dito, assegure-se de que o seu melhor amigo se encontra tranquilo e calmo para a ocasião. Portanto, procure brincar com ele, se comunicando em um tom descontraído e dispondo de seus brinquedos favoritos para deixá-lo mais a vontade.

Leia mais sobre as dicas para acalmar os cães.

Hora do banho

É válido ressaltar que nenhum cachorro é adepto ao banho. Portanto, para os cães medrosos o processo deve ser ainda mais rápido e eficiente, para que ele não fique estressado.

O banho deve ser rápido para o cão não ficar estressado

Assim, inicie lavando sempre do pescoço para baixo, deixando a cabeça para ser lavada por último e com muito cuidado. Utilize shampoos especiais para cães, que não contenham um cheiro forte e desagradável que possa causar danos ao animal.

Saiba mais dicas para dar banho em cães.

Recompensa

Após finalizar o banho enxaguando e secando bem o cãozinho, dê a ele uma recompensa, independentemente de como se comportou durante o processo.

Conceda sempre uma recompensa no final do procedimento

Biscoitos ou pedaços pequenos de seu alimento favorito farão o cão perder o medo de tomar banho, visto que ele passará a associar o procedimento com estas guloseimas.

Confira também:

Cuidados ao dar banho em cães

Top