Comandos básicos para adestrar um cão

Ter um cãozinho de estimação é algo maravilhoso: além de fornecer companhia e fidelidade, o melhor amigo do homem é capaz de transformar o ambiente familiar.

Saiba quais são os comandos básicos de adestramento

No entanto, ceder ao seu novo companheiro educação e respeito é fundamental para uma vida harmoniosa e feliz. Por este motivo, ensinar alguns comandos pode fazer toda a diferença na hora de brincar com seu cachorrinho.

Pensando em você dispomos de algumas dicas de comandos básicos para adestrar um cão, de modo a viabilizar técnicas para garantir o respeito e a educação de seu amigo. Confira:

Acalmando cães

Alguns cães são por natureza agressivos ou até mesmo muito agitados, de modo que o primeiro passo para iniciar o processo de adestramento é a imposição de limites.

Imponha limites ao seu cão agressivo

Para fazer isso é necessário que você não conceda liberdade o suficiente para o animal quando ele se comporta de maneira equivocada. Em alguns casos é comum ver cães que latem deliberadamente ou que não obedecem aos seus donos, que por sua vez ignoram ou cedem petiscos e carinhos – o que é somente uma forma de reforçar o mau comportamento.

Segundo Cesar Millan, o encantador de cães do Animal Planet, é necessário utilizar comandos vocais e técnicas de pequenos toques no pescoço, a fim de demonstrar que você está no comando da situação e que a tal atitude do animal é desagradável. Nunca se pode agir com desequilíbrio emocional, fazendo-se do uso de gritos ou agressões físicas. Portanto, mantenha uma postura de autodomínio e controle.

César Millan relata a importância de manter o autodomínio da hora de adestrar seu cão

Comandos básicos

Sentar

Para ensinar o cachorro a sentar, basta colocar em uma das mãos a sua recompensa, seja ela um biscoito ou algo que o animal goste de comer. Em seguida posicione a mão acima do focinho do cão, em direção ao traseiro – desta forma ele terá de adotar uma nova posição para que possa observar o alimento.

Assim que ele se sentar, vá retirando a mão, ordenando que ele fique na mesma posição. Com prática e paciência ele assimilará a ordem, de maneira simples e natural.

Com paciência e persistência o cão aprenderá de forma rápida e fácil

Dar a pata

Ensinar o cão a dar a pata é uma tarefa simples e rápida: basta inserir em uma das mãos um petisco, de modo que o animal tentará abri-la com sua patinha para pegá-lo.

Logo você não precisará mais usar essa técnica e ele obedecerá o comando sempre que você ordenar.

Deitar

Como ensinar um cão deitar é um comando mais complexo, você precisará de paciência. Primeiramente o animal deve ter aprendido a se sentar para começar os devidos exercícios.

Feito, ordene que primeiro ele sente e com a mão, vá descendo até o chão para que ele siga com o focinho. Se o cão levantar a traseira, volte ao início do procedimento e vá recompensando quando ele conseguir se estabelecer por mais tempo.

Leia mais sobre as dicas do Dr. Pet para o adestramento inteligente de cães.

Com muito amor e paciência você garantirá ótimos momentos de interação com o melhor amigo do homem. Lembre-se de manter-se firme e persistente, incentivando seu cãozinho a aprender os comandos básicos necessários para uma boa convivência entre família.

Confira também

Dicas para adestrar cães adultos

10 lições para adestrar seu cachorro

Reply