Qual tipo de feijão é mais saudável?

O feijão faz parte do cardápio do povo brasileiro e é capaz de proporcionar vários nutrientes essenciais para o adequado funcionamento do organismo, como…

Existe mais de 4 mil qualidades de feijão comercializadas no Brasil

O feijão faz parte do cardápio do povo brasileiro e é capaz de proporcionar vários nutrientes essenciais para o adequado funcionamento do organismo, como proteínas, ferro cálcio, carboidratos, fibras e vitaminas, especialmente as que fazem parte do complexo B. O interessante é que as quantidades e proporções de cada uma dessas substâncias é tão equilibrada que esse grão é capaz de até mesmo substituir produtos de origem animal.

O ranking dos feijões

Apesar da maioria das pessoas desconhecerem, no Brasil é possível encontrar mais de 14 mil qualidades diferentes de feijão, sendo que apenas quatro mil tipos diferentes são colhidos para serem comercializados.

O feijão azuki possui sabor adocicado

A variedade que ocupa a primeira colocação no ranking brasileiro é o carioquinha, que possui coloração castanho claro e é cheio de pequenas listras marrons, sendo o responsável por cerca de 70% dos produtos consumidos no país. Em segundo lugar aparece o feijão preto, fundamental na feijoada, ocupando 20% do mercado, enquanto que todas as outras qualidades, juntas, somam os 10% restantes das vendas.

Diferentes variedades

Existe grandes diferenças entre uma qualidade e outra de feijão, que pode ser tanto na aparência quanto no sabor e propriedades nutricionais. Conheça um pouco mais sobre o assunto e confira os principais tipos de feijão.

O feijão preto é o segundo colocado no ranking dos feijões

  • Feijão azuki

É uma qualidade bastante cultivada no oriente, especialmente no Japão e China. Seus grãos são pequenos, de coloração avermelhada e forma arredondada. Seu sabor é doce e por isso é comumente utilizado no preparo de pastas doces e bolos. É uma boa fonte de elementos como potássio, ferro, cobre, fibras e vitaminas B3, porém são pobres em gorduras e sódio, o que faz com que sejam perfeitos para pessoas hipertensas.

Leia Também:  Hotéis e pousadas em Porto de Galinhas - preços, fotos

Saiba mais sobre os benefícios do feijão azuki.

  • Feijão preto

De coloração escura e brilhante, possuem forma de concha e fazem parte da dieta dos povos latino-americanos e caribenhos. Possuem a capacidade natural de reduzir os níveis de gordura no sangue, sendo uma opção para pacientes diabéticos.

Após ser cozida, essa qualidade é apreciada por seu sabor suave e textura macia, sendo perfeito para o uso em guisados e sopas. Existem diversas variações dessa raça de feijão, como por exemplo, domino, valentine e gavião-preto.

O feijão fava possui grande variedade de cores

  • Feijão favas

É um dos legumes mais antigos e também pode ser chamado de feijão-pombo e feijão Windsor. Com textura suave e cremosa, o sabor dessa variedade é único. Recebe o nome de favas porque pode causar favismo, uma reação alérgica que ocorre em indivíduos que possuem deficiência na enzima G6PD.

  • Feijão de bico

Também conhecido como grão-de-bico e ervilha indiana, é nativo do Oriente Médio. Se destaca entre os grãos comestíveis mais ricos em proteínas e possui sabor que lembra o de castanhas e nozes, com textura bem firme.

O feijão de bico é muito rico em proteínas

  • Feijão branco

De aparência ovalada, pequena e com coloração creme, o feijão branco, também é conhecido como feijão-marinho, pois foi muito usado nas proximidades do mar durante o século 19. É uma qualidade que deve sempre ficar de molho antes de ser cozida.

Confira uma deliciosa receita usando feijão branco.

  • Feijão vermelho

Como o nome sugere, possuem coloração avermelhada e formato de concha, podendo ser mais escura ou clara. São bastante utilizados no preparo do chilli, um prato mexicano, e por vezes recebem o nome de “feijão chilli”.

Leia Também:  Produtos que ajudam a queimar gordura

É uma variedade livre de colesterol e, por isso, pode ajudar pessoas que procuram ter uma dieta saudável. Também apresentam quantidades moderadas de carboidrato, ferro e cálcio.

O feijão braco deve sempre ficar de molho antes de ser cozido

  • Feijão lima

Também recebe o nome de feijão manteiga, Pallar, Haba, feijão Madagascar e feijão açúcar. São grãos achatados com coloração branco-esverdeada e textura macia e muito cremosa.

  • Feijão jacinto

Outros nomes que recebe são feijão indiano e feijão egípcio. É uma variedade amplamente cultivada em regiões tropicais como a Índia, Indonésia e África.

O feijão vermelho é livre de colesterol

Com tamanha variedade dessa leguminosa, é impossível escolher a mais saudável, pois, de acordo com as características e necessidades de cada indivíduo, uma qualidade passa a ser mais benéfica que outra. O jeito é seguir as dicas, tentando encontrar aquela que mais se adeque ao estilo de vida e paladar.

É possível combater o diabetes usando o feijão, confira!

Top