Cabelos no verão: como prevenir o ressecamento

Os cabelos podem ser prejudicados por inúmeros fatores. Entretanto, no verão as coisas podem ficar ainda piores, já que o sol é intenso e…

Por Editorial MDT em 10/01/2014

Os cabelos podem ser prejudicados por inúmeros fatores. Entretanto, no verão as coisas podem ficar ainda piores, já que o sol é intenso e as pessoas costumam relaxar na piscina ou no mar. O ressecamento excessivo faz com que os cabelos percam todo o viço e fiquem com aspecto espigado, sem vida e, em casos extremos, podem se quebrar. Saiba como prevenir o ressecamento dos cabelos no verão.

No verão, os cabelos podem ressecar facilmente (Foto: Divulgação)

Cuidados diários com os cabelos no verão

Vale a pena investir em shampoos e condicionadores com formulações que contenham proteção solar. Se nos preocupamos em proteger a pele, antes de sair de casa, então também devemos ter este mesmo cuidado com os cabelos. Existem, também, máscaras sem enxágue com protetor solar, específicas para cada caso. Elas são mais concentradas e podem ser usadas em cabelos sem proteção, no dia a dia. Basta testar os produtos e verificar se não ficam grudentos e pesados demais, nos fios.

Ao menos uma vez por semana, é de extrema importância fazer hidratações nos cabelos, seja nos salões ou em casa. Invista em máscaras potentes ou procure por profissionais, caso sinta que precisa de um procedimento mais poderoso.

Aproveite o calor e lave os cabelos com água fria ou morna, lembrando que, quanto mais fria, melhor para os fios. A água quente resseca muito os cabelos, além de facilitar a sua queda.

Aplique protetor para cabelos e evite molhá-los com água da piscina ou do mar (Foto: Divulgação)

Cuidados com os cabelos na piscina ou na praia

Nestes locais é onde moram os verdadeiros perigos para os cabelos no verão. O contato com o cloro ou o sal marinho e a permanência destes nos fios causam desastres em sua estrutura.

O mais indicado é evitar molhar os cabelos com água da piscina ou do mar; porém, se você não resiste aos mergulhos, invista em produtos específicos de proteção e aplique-os nos fios, antes de sair de casa. Ao sair da água, não deixe que os resíduos dela permaneçam nos cabelos. Procure, se possível, passá-los numa ducha de água potável ou água doce comum. Reaplique o produto, mesmo que não pretenda voltar à água.

Chapéus e bonés diminuem os impactos do sol, nos cabelos (Foto: Divulgação)

Em qualquer lugar, evite prender os cabelos molhados. Isso é terrível para os fios, pois causa a sua quebra. Caso seja, mesmo, necessário, prefira presilhas de dentes (piranhas) aos elásticos.

Finalmente, não dispense o boné ou o chapéu. Além de protegerem seus cabelos, eles também evitarão o contato da pele com o sol.

No verão, é fácil encontrar máscaras, cremes, shampoos e outros produtos específicos para a proteção dos fios. Invista em tais cosméticos e não descuide dos cabelos, pois, em pouco tempo, pode-se perder todo o trabalho anterior, tamanhos são os riscos do sol, do cloro e da piscina para os fios.

Top