O BRL é uma sigla que aparece em faturas de pagamentos e compras internacionais, mas você sabe o que é o BRL. Descubra o que é essa sigla, seu significado, sua função nas contas e qual é a sua diferença para o Real.
O que é BRL na fatura?
O BRL é uma sigla utilizada para representar nossa unidade monetária, o real, no entanto a sigla não é equivalente ao “R$”. O BRL é utilizado para representar o real em faturas de compras internacionais e também na conversão do câmbio em sites de compras internacionais.
Por que o BRL é diferente do Real?
Enquanto o real é a moeda utilizada em todo o Brasil, o BRL é diferente do real pois a sigla é utilizada para a conversão de qualquer moeda internacional para a nossa moeda. Por exemplo, ao utilizar um site internacional para comprar algo, o site pode oferecer a opção do cliente converter o valor compra em real baseado na taxa de câmbio existente entre as moedas, o valor será apresentado com a sigla BRL.
Para que serve o BRL?
A sigla representa a unidade monetária brasileira em sites do exterior, por ser sobre moedas de outros países e convertidas para a nossa moeda, é normal existir variação de valor por causa da cotação de valor das moedas.
Fonte/Reprodução: original
A sigla BRL existe por causa do código de padronização internacional de moedas corrente, o ISO 4217. O ISO 4217 foi criado em 1978 pela Organização Internacional de Padronização.
As siglas são utilizadas como padrão em todo o mundo para representar as diferentes moedas existentes do mundo, como por exemplo, o BRL representa o real, o USD o dólar americano, o EUR o euro e o JPY o iene japonês.
Qual a função da sigla BRL?
A principal função do BRL é a identificação do real no sistema de câmbio, como mencionado anteriormente, todas as moedas possuem uma sigla para a identificação de câmbio.
A sigla facilita encontrar uma moeda internacional e realizar a cotação de câmbio, também vale para a troca de unidade monetária quando é preciso ser feito. Como já mencionado, a sigla BRL também é utilizada em compras no exterior, a maioria das compras em sites estrangeiros o valor será apresentado em real com essa sigla. Como a taxa de câmbio é flutuante, o valor convertido em BRL muda constantemente de acordo com a cotação da unidade monetária, podendo existir variação de preço nos produtos no decorrer dos dias.
BRL: quais os impostos em compras internacionais?
Além da taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é o imposto cobrado em operações de compras, além dessa taxa, empresas também costumam cobrar outros impostos para compras internacionais, essas taxas são conhecidas como taxas de alíquotas.
Fonte/Reprodução: original
A taxa de alíquota cobrada em cartões de crédito é de 6,38%. A taxa de alíquota de um produto importado pode ser de até 60% do valor do produto, o valor do imposto não pode ser maior que 60% do valor pago no produto, o valor do imposto é feito de acordo com a soma do produto, seguro e frete.
Essa é a função do BRL na fatura e para o que ele serve no cenário financeiro internacional, principalmente de compras. Caso possua dúvidas sobre o BRL e dos impostos cobrados em compras internacionais entre em contato com seu banco para mais informações.