Planetas descobertos têm órbita mais perto já registrada no Universo

Editorial MDT 23/06/2012 Notícias

Astrônomos dos Estados Univos descobriram dois novos planetas com a órbita mais perto já registrada no Universo, com aproximadamente 2 milhões de quilômetros na menor extensão. Esta é somente cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua, o que deixa os dois planetas 20 vezes mais próximo de um do outro que todos os do Sistema Solar. A achada foi divulgada na revista “Science” desta semana.

Confira: Cientistas descobrem planeta que pode abrigar vida

O planeta mais interno, chamado de Kelpler-36b, orbita a principal estrela de seu sistema a cada 13,8 dias, enquanto o outro, kepler-36c, conclui uma volta a cada 16,2 dias.

Segundo a descoberta, kepler-36c, conclui uma volta a cada 16,2 dias.

O Kepler-36b é um planeta rochoso, com 1,5 vez o raio e 4,5 vezes a massa terrestre. Já o outro (que aparece inteiramente na imagem acima) é um gigante gasoso, com 3,7 vezes o raio e 8 vezes a massa da Terra.

Veja também: Suspeitas de que há um Planeta como a Terra

Os dois corpos orbitam numa estrela pouco mais quente quase 2 bilhões de anos mais velha que o Sol, situada a 1.200 anos-luz da massa terrestre. Os corpos têm volumes diferentes e estão próximo demais de sua estrela, razão pela qual ficam fora da chamada “zona habitável”, localização onde a água líquida pode existir na superfície.

Foram aproveitadas informações do telescópio Kepler, da agência espacial americana Nasa (National Aeronautics and Space Administration, na sigla em inglês), que avalia o brilho de mais de 150 mil estrelas para localizar planetas em circulação. O grupo de pesquisadores foi comandado pelo pesquisador Josh Carter, do Centro de Astrofísica Havard-Smithsonian, em Cambridge, Massachusetts, e pelo professor de astronomia Eric Agol, da Universidade de Washington, em Seattle.

Outros artigos

Loja Insinuante Online

22/04/2010

Loja Insinuante Online

As Lojas Insinuante já conquistaram espaço no setor varejista, comercializando produtos das melhores marcas para todas as regiões do Brasil. Essa rede iniciou su...

Curso de Contrabaixo a Distância EAD

29/11/2010

Curso de Contrabaixo a Distância EAD

Cursos de musica através da internet são os mais procurados e uns dos que mais fazem sucesso. São os mais variados instrumentos explicados de uma forma simples, ...