Aumento do IPVA de 2022: Confira as estimativas de alta!

Felipo Bellini 04/12/2021 Notícias

Para todos os proprietários de carros, o aumento do IPVA do ano que vem é uma certeza. Isso por causa do crescimento nos valores de carros novos de fábrica e usados. Cabe a cada estado aplicar suas próprias taxas, que ainda não sofreram reajustes em seus preços. 

Todas as alíquotas impostas por cada estado brasileiro são feitas com base nos valores da Tabela Fipe para todos os carros usados. Para carros 0km, a base é feita a partir da nota fiscal da aquisição. De acordo com informações divulgadas pela Fibe, os carros usados tiveram um aumento de 31,8% em apenas um ano. Para os veículos novos, considerando o mesmo período, o aumento foi de 19,3%.

Por que terá um aumento no IPVA de 2022?

O aumento do IPVA é consequência direta da suspensão que todas as fábricas de veículos tiveram que fazer quando foi imposta as medidas de segurança e isolamento por conta da pandemia mundial de Covid-19. Esse fato ocasionou uma verdadeira crise no mercado de componentes usados na produção de cada carro.

Aumento do IPVA de 2022 Confira as estimativas de alta! (2)

Fonte/Reprodução: original

Por causa disso, a construção de um carro está cada vez mais cara de se realizar. A falta dos elementos fizeram com que os compradores procurassem mais o mercado de veículos usados. O crescimento do valor do IPVA é resultado desses problemas. 

Como posso calcular o IPVA?

É preciso lembrar que cada estado brasileiro tem suas taxas, por isso antes de tudo é preciso se informar da alíquota do estado que o veículo foi registrado. Com isso, o cálculo deve ser feito por meio de uma multiplicação da quantia do carro descrito na Tabela Fibe, em caso de usados. Para veículos comprados novos, a multiplicação será através do valor de nota fiscal.

Dicas de como economizar no IPVA

Algumas dicas podem fazer o impacto do aumento do IPVA ser menor, por exemplo, o pagamento em dia é um ótimo meio para economizar, pois é capaz de livrar os juros. Parcelar o IPVA em até 3x também é válido para equilibrar com todo orçamento e gastos de começo de ano.

Além das formas de pagamento, é de extrema importância uma boa organização da saúde financeira. Planejar e organizar as finanças durante o ano é um hábito que faz com que as pessoas poupem mais dinheiro, tendo a possibilidade de investi-lo em contas de final e começo de ano, que é o caso do IPVA.

Por fim, é aconselhável que seja evitado adquirir um carro no final do ano. Esta época do ano faz com que o IPVA seja logo no mês seguinte. Por isso, aguarde o fim das festas e conquiste o carro a partir de janeiro. Assim, o IPVA ficará apenas para o próximo ano. 

Outros artigos

Vestido de festa: como escolher

31/10/2012

Vestido de festa: como escolher

Encontrar o que vestir em ocasiões especiais é um dilema, seja para comemorar o casamento, a formatura ou o aniversário. As mulheres são as que mais sofrem com esta ...