Brasil é o quinto país em ranking de downloads ilegais de música

Um levantamento, realizado recentemente serviço de monitoramento musical Musicmetric, mostrou que o Brasil é o quinto país no ranking de downloads ilegais de música.…

Um levantamento, realizado recentemente serviço de monitoramento musical Musicmetric, mostrou que o Brasil é o quinto país no ranking de downloads ilegais de música. A pesquisa recebeu o nome de Index de Música Digital e analisou a quantidade de singles baixados através do Torrent, método mais comum de obter arquivos digitais gratuitamente.

Rihanna conquistou a posição de artista mais baixada do mundo. (Foto:Divulgação)

Para classificar os países de acordo com o volume de downloads, os pesquisadores consideraram os dados dos seis primeiros meses de 2012. Levando em consideração a quantidade de músicas baixadas ilegalmente pela internet em todo o mundo, o Index de Música Digital registrou mais de 3 bilhões de downloads.

A pesquisa sobre downloads ilegais também apresentou informações curiosas e surpreendentes. O álbum mais baixado do mundo foi “Talk that talk”, da cantora americana Rihanna, com mais de 1,2 milhão downloads. Os discos de Adele e Gotye também estão entre os mais populares do mundo.

De todos os arquivos contabilizados pelo levantamento, 78% são álbuns inteiros e 22% são músicas únicas.

Saiba mais: UTorrent, o Pequeno Gigante dos Downloads

Países que mais fazem downloads ilegais de música

A lista de pirataria de música online é liderada pelos Estados Unidos. De acordo com o levantamento, os americanos realizaram mais de 96 milhões de downloads. A segunda posição é ocupada pela Grã-Bretanha, onde as pessoas baixaram mais de 43 milhões de arquivos ilegais de música.

O cantor Drake foi o mais baixado dos EUA. (Foto:Divulgação)

O terceiro lugar no ranking é ocupado pela Itália, que superou a quantidade de 33 milhões de downloads durante o período analisado. Em seguida vem o Canadá, com mais de 23 milhões de arquivos baixados. O Brasil, que conquistou o quinto lugar, registrou 19.677.596 de downloads de músicas via Torrent.

Embora os Estados Unidos tenha conquistado a primeira posição no ranking de downloads ilegais de música, foi uma cidade britânica (Manchester) que obteve que obteve o maior número de arquivos baixados por pessoa.

Os artistas mais baixados

A pesquisa do Musicmetric também avaliou qual o artista mais “baixado” pelos internautas de cada país. A grande surpresa do ranking foi o DJ americano Billy Van, que apareceu como o campeão de downloads nos cinco dos vinte primeiros países do ranking, como Brasil, Índia, Romênia e Grécia. O artista que trabalha com música eletrônica se tornou um fenômeno na internet porque disponibilizou o seu álbum para distribuição gratuita pela rede Torrent.

Veja também: Mesmo com a pirataria, venda de música digital cresceu em 2011

Os 10 países com mais downloads ilegais de música

O DJ americano Billy Van, o fenômeno do Torrent. (Foto:Divulgação)

1. Estados Unidos – 96.868.398 downloads
Artista mais baixado: Drake

2. Grã-Bretanha – 43.314.568 downloads
Artista mais baixado: Ed Sheeran

3. Itália – 33.226.258 downloads
Artista mais baixado: Laura Pausini

4. Canadá – 23.953.053 downloads
Artista mais baixado: Kanye West

5. Brasil – 19.677.596 downloads
Artista mais baixado: Billy Van

6. Austrália – 19.232.252 downloads
Artista mais baixado: Hilltop Hoods

7. Espanha – 10.303.633 downloads
Artista mais baixado: Pablo Alborán

8. Índia – 8.964.360 downloads
Artista mais baixado: Billy Van

9. França – 8.398.550 downloads
Artista mais baixado: Sexion d’assaut

10. Filipinas – 8.380.208 downloads
Artista mais baixado: Maroon 5


Top