Blogueira cubana Yoani Sánchez: saiba mais

Conhecida internacionalmente como uma das mais fortes opositoras da situação política e social de Cuba, a jornalista e filóloga Yoani Sanchéz realiza um trabalho…

Conhecida internacionalmente como uma das mais fortes opositoras da situação política e social de Cuba, a jornalista e filóloga Yoani Sanchéz realiza um trabalho que ao mesmo tempo é bastante elogiado por quem defende a liberdade de expressão como um direito de todos e muito criticado por outros, que afirmam que ela atua como uma espiã da CIA na ilha governada pelos irmãos Fidel e Raul Castro.

A blogueira Yoani Sánchez ficou conhecida em todo o mundo pela oposição que faz ao governo cubano através da internet (Foto: Divulgação)

Nascida em 4 de setembro de 1975 e formada no curso de Filologia Hispânica da Universidade de Havana, ela é casada com o também jornalista Reinaldo Escobar, desde 1993, com quem tem um filho, Teo Escobar, que nasceu em 1995. A família vive atualmente na capital cubana.

Depois de trabalhar em uma editora de livros e de atuar como professora de espanhol, Yoani Sánchez se mudou para a Suíça, em 2002, em busca de melhores condições de vida e foi lá que descobriu a profissão de blogueira, que a tornaria famosa em todo o mundo, anos mais tarde.

Confira: O ano das mulheres no poder

Leia também: Conheça algumas das ditaduras que ainda resistem no mundo

Blog Geração Y

Desde 2007, ela mantém o blog Geração Y (Foto: Divulgação)

Já de volta a sua terra natal, a blogueira cubana Yoani Sánchez criou, em 2007, o blog Geração Y, em funcionamento até hoje, através do qual ela divulga muitas críticas ao governo cubano e posta uma série de informações que não são publicadas pela imprensa da ilha.

Pelo seu trabalho independente, ela chamou a atenção da imprensa mundial e também do governo de Cuba, que desde então tem dificultado o acesso ao blog para quem mora no país, além de impor uma vigilância constante à vida da ativista, segundo ela própria relata.

Continuar Lendo  Perfumes Femininos Importados mais Vendidos

Proibição de viajar ao exterior

Após alguns anos de proibição de sair do país, ela conseguiu o passaporte para viajar. No detalhe, o visto de entrada no Brasil (Foto: Divulgação)

Devido ao trabalho de oposição ao regime político local exercido pela blogueira, ela enfrenta uma série de restrições por parte do governo, como a proibição de sair do país, que lhe foi negada pelos últimos cinco anos, além de já ter sido presa e supostamente sequestrada por agentes do estado.

Porém, depois de mudanças nas regras para a saída da população do país, implantadas em janeiro de 2013, ela conseguiu tirar seu passaporte e iniciou uma viagem por diversos países, incluindo o Brasil, México e Peru, que vai durar cerca de três meses. Nesse período, ela também visitará a Europa e passará pelos Estados Unidos, onde pretende conhecer as sedes do Google, Facebook e Twitter.

Prêmios internacionais

O trabalho exercido por Yoani Sánchez lhe rendeu diversos prêmios no exterior (Foto: Divulgação)

Por causa da sua intensa atuação como ativista e defensora da liberdade de expressão, a blogueira cubana Yoani Sánchez já foi premiada diversas vezes nos últimos anos, com destaque para a inclusão do seu nome na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008, da revista Time, e também por aparecer no ranking dos 10 intelectuais ibero-americanos mais influentes de 2012, da revista Foreign Policy.

Top