Biotina: o que é, benefícios

Não é novidade que nosso corpo precisa de determinadas substâncias (e não são poucas), diariamente, para que se mantenha saudável. É como se fosse…

Não é novidade que nosso corpo precisa de determinadas substâncias (e não são poucas), diariamente, para que se mantenha saudável. É como se fosse uma máquina que, para continuar funcionando corretamente, necessita de manutenção. Essa manutenção deve ser diária. Caso contrário, a máquina poderá dar problemas, com o passar do tempo. Nosso organismo precisa de determinadas vitaminas; cada uma age à sua maneira. No caso cabelos, unhas e pele, a Biotina é essencial. Saiba o que é Biotina e quais os seus benefícios.

A biotina é uma das vitaminas benéficas aos cabelos (Foto: Divulgação)

Biotina: o que é, benefícios

Já é conhecido o conceito de que a beleza vem de dentro para fora, não é mesmo? Isto é, não adianta usar os produtos mais caros do mundo nos cabelos, pele e unhas, se você não tem uma alimentação saudável e não fornece ao seu corpo as substâncias necessárias à beleza. A biotina está entre as vitaminas do Complexo B. Ela também é conhecida como vitamina B7 ou vitamina H. Sua absorção acontece no intestino e, então, ela é levada aos tecidos, por meio da circulação. O problema é que a biotina não pode ser armazenada, pois ela é excretada pela urina; ou seja, a vitamina deve ser reposta, diariamente.

A biotina tem papel importantíssimo no nosso organismo. Ela metaboliza açúcares, gorduras e enzimas, age sobre a formação da pele, além de neutralizar o colesterol.

A biotina também pode ser consumida por meio de cápsulas (Foto: Divulgação)

Quando existe a falta de biotina no corpo, podem ocorrer problemas de visão e audição, retardo no desenvolvimento, dermatites, alterações do couro cabeludo, fraqueza de unhas e cabelos, etc.

Leia Também:  Cabelos tie dye: como fazer

Vela lembrar que o consumo frequente de bebidas alcoólicas, bem como de tabaco, impedem a absorção da biotina. É por isso, também, que observam-se muitas melhoras nos cabelos e unhas, quando a pessoa deixa de fumar ou ingerir bebidas com álcool.

A biotina pode, ainda, favorecer a perda de peso, já que ela participa ativamente do processo metabólico. Além disso, ela ajuda a manter os níveis de açúcar nos sangue saudáveis, diminuindo também o colesterol.

Fontes de biotina

Queda e outros problemas são melhorados com biotina (Foto: Divulgação)

São muitos os alimentos que contêm biotina: derivados de leite, espinafre, abacate, morangos, melancia, sementes, nozes, gema de ovo, peixes e fígado. Porém, se você tem uma rotina que impede o consumo adequado dos alimentos que contêm a vitamina, vale a pena postar nos comprimidos de biotina.

A biotina em capsulas pode ser encontrada em farmácias, na internet e na forma manipulada, em farmácias especializadas. Porém, seja qual for a versão escolhida, o ideal é a consulta ao médico, para a prescrição, pois as vitaminas, mesmo sendo boas ao organismo, devem ser ingeridas em quantidade correta.

Top