Alimentos ricos em vitamina B: quais são

A vitamina B é um complexo composto por oito vitaminas. Elas são hidrossolúveis e possuem ação importante no metabolismo celular. O complexo B contém…

A vitamina B é um complexo composto por oito vitaminas. Elas são hidrossolúveis e possuem ação importante no metabolismo celular. O complexo B contém nutrientes essenciais para o organismo, sendo fundamental para a manutenção das funções normais do corpo. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os alimentos ricos em vitamina B.

Monte seu cardápio rico em vitamina B. (Foto: divulgação)

Vitamina B e seus benefícios

Os alimentos com vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. A deficiência desses nutrientes pode provocar vários problemas de saúde. Nosso organismo não faz reservas dessa vitamina, sendo necessário o consumo diário para a obtenção do nutriente.

O aproveitamento energético da alimentação rica em vitaminas do complexo B auxilia na formação das células vermelhas do sangue e na boa estrutura da membrana mucosa da língua, boca, olhos e intestino.

Alguns medicamentos antagonistas de vitamina B1 podem interferir na absorção da substância pelo organismo. É o caso dos relaxantes musculares, da penicilina, dos tranquilizantes e dos contraceptivos orais. Um grande benefício desses nutrientes é que são vitaminas que previnem problemas cardíacos.

A vitamina B desempenha várias funções no organismo. (Foto: divulgação)

Alimentos ricos em vitamina B

1. Vitamina B1: carne, cerveja, ovos, queijo, sementes, cereais integrais, vegetais verdes e folhosos.

2. Vitamina B2: carnes, vísceras, legumes e leite são excelentes fontes desse nutriente.

3. Vitamina B3 ou ácido nicotínico: atua na transformação da gordura corporal em açúcar para ser consumido como fonte de energia. Por ser encontrados em carnes, peixes, aves, levedo e fígado.

4. Vitamina B5: antioxidante envolvido na produção de coenzima A, atuando na regulação do metabolismo de gordura. A batata doce, abacate, melaço e lentilha são excelentes opções.

Continuar Lendo  Cigarro e bebida na adolescência: veja como lidar com a situação

5. Vitamina B6: atua na produção de anticorpos e células vermelhas do sangue. As carnes em geral, ovos e leguminosas são fontes dessa vitamina.

6. Vitamina B7: envolvida na produção de células vermelhas e produção de anticorpos. Pode ser obtido através de alimentos como banana, rim, fígado, gema de ovo, e levedura.

8. Vitamina B9 ou ácido fólico: atua na formação das proteínas estruturais e da hemoglobina. São ótimas fontes os germes de trigo, fígado, vegetais de folha verde escura, leite e ovos.

Vários alimentos são ricos em vitaminas do complexo B. (Foto: divulgação)

As vitaminas do complexo B desempenham funções importantes no nosso organismo. A vitamina B pode ajudar a produzir colesterol bom, atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico e muito mais. Aposte nas dicas de alimentos ricos em vitamina B e melhore a qualidade da sua saúde.

Top