Bichos de pelúcia: como lavar corretamente

Tudo ao nosso redor pode ser local propício para os ácaros, mas as pelúcias facilitam ainda mais o acúmulo destes bichinhos invisíveis, no ambiente.…

Tudo ao nosso redor pode ser local propício para os ácaros, mas as pelúcias facilitam ainda mais o acúmulo destes bichinhos invisíveis, no ambiente. Fazer a limpeza do ambiente e dos brinquedos é de extrema importância, para que a saúde de todos seja preservada. Além disso, a forma correta de lavagem ajuda a conservar os bichinhos. Veja dicas para lavar corretamente os bichos de pelúcia.

A limpeza correta preserva a saúde dos pequenos (Foto: Divulgação)

Lavagem à máquina

É muito importante verificar na etiqueta do bichinho como deve ser a sua lavagem. Porém, caso queira fazer de outra forma, veja as seguintes dicas.

Coloque o bichinho de pelúcia dentro de uma fronha, antes de levá-lo à máquina. Ajuste o aparelho para a lavagem de roupas delicadas e utilize o mesmo sabão usado para lavar as roupas do bebê ou das crianças. A fronha permitirá a lavagem, sem que os pelinhos ou o próprio brinquedo sejam danificados. Vale a pena, também, verificar se o material interno do bicho de pelúcia pode ser lavado. Assim que a máquina centrifugar o bichinho, coloque-o na secadora ou deixe-o secar, à sombra e vento.

É indicado colocar o bicho de pelúcia para secar à sombra (Foto: Divulgação)

Lavagem à mão

Para lavar os bichos de pelúcia à mão, não é preciso deixá-los mergulhados na água. Basta molhar bem um pedaço de pano limpo, adicionando um pouco de sabão. Em seguida, passe-o nos pelinhos, até que se forme uma espuma. Faça isso no brinquedo inteiro. Em seguida, use outro molhado, porém sem sabão, removendo a espuma. Para finalizar, use um pano seco e limpo, prensando o bichinho e removendo o excesso de água, levando-o para secar á sombra.

Continuar Lendo  Coleção Arezzo, inverno 2012

A dica acima é para quem deseja remover um pouco da poeira, porém sem lavar demais. Porém, se você quiser fazer uma lavagem completa, à mão, basta mergulhá-lo em água e sabão, limpando-o com uma escova de cerdas extremamente macias; caso contrário, a pelúcia poderá ser danificada.

A limpeza correta também preserva os bichinhos, por mais tempo (Foto: Divulgação)

Caso os bichos de pelúcia não fiquem em contato direto com os bebês ou crianças (em prateleiras, por exemplo), não é necessário lavá-los, com frequência. Basta remover a poeira acumulada.

Para limpar os bichos de pelúcia, leve-os para a área externa e dê batidinhas neles, para que a poeira se espalhe. Caso queira usar o aspirador de pó, encape a ponta do cano do aparelho com uma meia-calça. Assim, você irá proteger a pelúcia do brinquedo, enquanto suga os ácaros acumulados.

Antes de qualquer procedimento para lavar bichos de pelúcia, tenha certeza de que eles podem ser molhados, verificando se possuem pilhas ou qualquer outro material que não pode ir à água.

Top