Benefícios dos chás para a saúde

Benefícios dos chás para a saúde

Estimular o metabolismo, ajudar na perda de peso, diminuir a ansiedade, aliviar os sintomas da TPM e melhorar a digestão. Esses são apenas alguns…

Por Andre em 29/01/2017

Estimular o metabolismo, ajudar na perda de peso, diminuir a ansiedade, aliviar os sintomas da TPM e melhorar a digestão. Esses são apenas alguns dos benefícios dos chás para a saúde, aos quais podemos ter acesso com facilidade.

Benefícios dos chás para a saúde (Foto Ilustrativa)

Existem diversos tipos de chás, cada um com propriedades e características diferentes, que oferecem inúmeros benefícios para o corpo e a mente. O chá verde, por exemplo, tem a importante função de eliminar os radicais livres do organismo, atuando na prevenção do câncer.

Já os chás de erva-doce e sálvia diminuem a dor abdominal, enquanto o de canela aumenta o fluxo menstrual e combate as dores. Em conjunto com o de camomila, que reduz a ansiedade e a tensão, eles são ótimos chás para aliviar a TPM.

Benefícios dos chás para a saúde

Os chás previnem o câncer, protegem o coração, ajudam a emagrecer e aliviam a TPM, entre outras coisas (Foto Ilustrativa)

E os benefícios do chá não param por aí. Alguns tipos de ervas contribuem para proteger o coração dos mais variados tipos de doenças, atuando na redução dos níveis de pressão arterial e aumentando os níveis de colesterol bom.

Os chás também são ótimos para fortalecer o sistema imunológico, aumentando a quantidade de células reguladoras no organismo, proporcionando mais defesas para combater vírus, bactérias e fungos.

Determinadas ervas ajudam ainda a melhorar a saúde dos ossos, reduzir gases, promover o relaxamento da musculatura do trato gastrointestinal, estimular o bom funcionamento dos rins, deixar o cérebro mais alerta e a ficar mais calmo.

Não podemos nos esquecer dos benefícios do chá para a perda de peso. Os chás verde, de canela e gengibre são termogênicos, aumentando a queima de calorias. Já outras ervas aumentam a saciedade e desintoxicam o organismo, eliminando substâncias que dificultam o emagrecimento.

Cuidados ao tomar chá

É bom não exagerar no consumo do chá (Foto Ilustrativa)

Apesar de todos os benefícios oferecidos, é preciso ter alguns cuidados ao tomar chá, pois o exagero no consumo e a mistura de determinadas ervas pode levar a problemas como hipertensão, queda de pressão, insônia, irritação e desconforto no estômago, entre outros.

Por isso, a dica é consultar o médico ou nutricionista, principalmente se você vai usar o chá para algum tratamento. Gestantes devem ter cuidado em dobro.

Melhor forma de preparar chá

O ideal é consumir o chá logo após prepará-lo (Foto Ilustrativa)

A infusão de ervas é a melhor forma de preparar chás, pois o processo preserva as partes principais das folhas e os benefícios dos seus componentes. Essa técnica pode ser usada na preparação de chás de folhas e flores, como camomila, hibisco e cavalinha.

Outra dica é consumir o chá logo após o preparo ou no mesmo dia (neste caso, mantenha o recipiente com a bebida bem fechado e armazenado na geladeira).

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top