Como tratar unhas moles e fracas

Nossas unhas são parte da proteção do nosso corpo. Tanto as dos pés, quanto as das mãos não estão localizadas, à toa, nos dedos.…

Nossas unhas são parte da proteção do nosso corpo. Tanto as dos pés, quanto as das mãos não estão localizadas, à toa, nos dedos. Elas estão ali para que evitar que eles sofram ferimentos ou traumas. Mas as unhas também fazem parte da nossa beleza, principalmente das mulheres, que fazem delas um diferencial em sua aparência. Unhas bonitas e bem cuidadas são um dos pontos bem vistos pela sociedade, pois demonstram a personalidade de cada um. Pode acontecer, porém, que elas adquiram um aspecto ruim, tornando-se fracas, moles (dobráveis) ou quebradiças. Isso não deve alertar a pessoa somente em relação à beleza mas, sim, à própria saúde, pois quando elas apresentam alguma deformidade, é sinal de que algo não está bem, no organismo. Unhas moles e fracas podem indicar carência de elementos importantes ao nosso corpo.

Unhas moles e fracas podem ser um sinal de deficiência do organismo (Foto: Divulgação)

Por que as unhas ficam feias

Em relação ao corpo, em geral, as unhas fracas e moles podem indicar que a alimentação não está saudável. Quando isso acontece, os primeiros sinais do organismo se refletem nos cabelos e nas unhas. Então, devido à carência de substâncias, o corpo passa a retirar proteínas destas partes e enviá-las para outras mais importantes. Alguns tipos de doenças também podem ser as causas da aparência ruim das mãos. Pessoas alcóolatras, por exemplo, apresentam unhas com deformidades específicas para este problema.

Exemplo da aparência de unhas saudáveis (Foto: Divulgação)

Por outro lado, hábitos aparentemente inofensivos também podem prejudicá-las. O excesso de manicure, por exemplo, está entre as causas do enfraquecimento, ressecamento e das manchas nas unhas. Removedor e acetona são muito prejudiciais à sua estrutura. Outro hábito comum, mas que pode ser considerado um verdadeiro perigo, é a retirada das cutículas. Elas são a principal proteção da matriz da unha. Quando são removidas, abrem portas para a invasão de bactérias e fungos, que podem causar infecções graves.

Leia Também:  Unhas fracas: como tratar

Como tratar as unhas

É claro que, ao perceber que as unhas estão dobrando ou quebrando-se facilmente, pode-se começar a tomar providências caseiras. A primeira delas é investir em uma alimentação rica em nutrientes, com muitas frutas, verduras e legumes variados. Os alimentos ricos em cálcio também são importantes.

Em caso de dúvidas, procure um médico (Foto: Divulgação)

Vale a pena pausar um pouco as esmaltações, deixando que as unhas descansem. Enquanto isso, deve-se investir em hidratantes para as mãos, especialmente os que têm ureia em sua composição. Os esmaltes fortalecedores também ajudam para que as unhas fiquem mais firmes. Em caso de dúvida ou da persistência do problema, o mais indicado é procurar por um dermatologista, que poderá receitar remédios adequados, inclusive os de via oral, além de vitaminas.

Veja o que as unhas podem refletir: Doenças que se manifestam nas unhas

Conheça a importância da cutícula: Riscos ao tirar cutículas

 

Top