Benefícios do leite materno para o bebê: quais são

Editorial MDT 01/07/2013 Bem Estar

O leite materno é um alimento completo. Até o sexto mês de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. Depois desse período, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. Saiba mais sobre o assunto e confira os benefícios do leite materno para o bebê.

O leite materno oferece muitos benefícios para a saúde do bebê. (Foto: divulgação)

Aleitamento materno

Desde a confirmação da gravidez, nenhum episódio é capaz de chamar mais atenção do que a saúde da criança. Os cuidados necessários para o desenvolvimento do pequeno chamam muito a atenção da futura mamãe, que faz de tudo para garantir que o bebê passe os dias distante de infecções e alergias.

A melhor proteção para o bebê é proveniente da mãe, que oferece o leite materno como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Quando são amamentados, os pequeninos se tornam mais resistentes a infecções, doenças, alergias e outras complicações simples como cólica e estresse.

O leite materno é importante  na vida da criança, por isso é de extrema importância que o médico e os familiares estimulem as mães para praticarem esse gesto de amor e esclarecerem as principais dúvidas sobre o tema.

O bebê que recebe o leite materno é mais saudável. (Foto: divulgação)

Benefícios do leite materno

1. Fortalece a imunidade: o leite materno possui papel fundamental na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos que são capazes de proteger o organismo do recém-nascido. As infecções comuns dos primeiros meses, como otite, afetam crianças que não são amamentadas.

2. Melhora o funcionamento do intestino: o leite materno contém enzimas já reconhecidas pelo organismo da criança. Os componentes do leite de vaca ou artificiais são estranhos para a criança, pois podem causar alergias intestinais e deficiência de ferro.

3. Reduz risco de alergias: segundo pesquisas, o bebê alimentado com leite materno nos primeiros seis meses tem menos chances de desenvolver problemas como asma e outros respiratórios. As crianças que foram amamentadas por pelo menos quatro meses tinham funcionamento melhor para os pulmões.

4. Alivia as cólicas: os principais motivos para prevenir as cólicas no bebê são as proteínas presentes na sua composição. Existem dois tipos de proteína, uma de fácil digestão e um de difícil digestão. O leite de vaca tem mais proteínas do que o leite materno. Por isso, o leite materno não fermenta para ser digerido, evitando cólicas e gases.

5. Combate a anemia: o leite materno possui grandes quantidades de cálcio e ferro se comparado ao leite de vaca. O ferro presente em outros leites não é suficiente para o bebê, sendo necessária a suplementação. Esse alimento ajuda a prevenir e combater a temida anemia ferropriva.

O leite materno desempenha várias funções no organismo da criança. (Foto: divulgação)

O leite materno é essencial para a saúde do bebê, pois é um alimento completo. Ele fortalece a imunidade da criança, previne doenças e muito mais. O leite materno previne a anemia e melhora o intestino do bebê, proporcionando muitos benefícios para a saúde do pequeno.

Outros artigos

Magnolia Bakery no Brasil

24/06/2011

Magnolia Bakery no Brasil

Para os apreciadores do seriado Sex and the City sabe da importância de um cupcake para Carrie Bradshaw e suas amigas. São vários os episódios em que vemos as person...

Cursos Técnicos em Mineração Grátis

25/04/2010

Cursos Técnicos em Mineração Grátis

Para todos os moradores de Minas Gerais, fiquem atentos para a matéria que elaboramos especialmente para que todos possam conhecer um pouco mais sobre os cursos ...

Onde Alugar Vestidos de Festa em SP

22/02/2011

Onde Alugar Vestidos de Festa em SP

Muitos pesquisam sobre Onde Alugar Vestidos de Festa em SP, tanto no estado inteiro, quanto na capital. Estar bem vestido para uma festa de gala é fundamental. S...