Leite materno previne anemia e melhora o intestino do bebê

Isabella Moretti 03/08/2012 Bem Estar

O leite materno é essencial para a saúde e o crescimento do bebê. Ele oferece uma variedade de nutrientes para que o recém-nascido desfrute de qualidade de vida e não sofra com doenças na infância ou até mesmo na fase adulta. Diante da importância do leite materno, os médicos recomendam que a amamentação seja realizada pelo menos nos seis primeiros meses após o nascimento.

A amamentação é essencial para garantir a saúde do bebê. (Foto:Divulgação)

Quando o bebê recebe o leite materno como o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida, seu organismo adquire resistência contra vários problemas de saúde, como infecções e alergias. A amamentação também é capaz de amenizar complicações simples, como estresse e cólica.

Veja também: Cuidados para amamentar o bebê

Leite materno contra anemia

A ingestão de leite materno nos seis primeiros meses de vida faz com que a criança se torne mais resistente à anemia. Esta doença, caracterizada pela quantidade inferior de hemoglobina no sangue, afeta o organismo do bebê quando o mesmo apresenta deficiência em ferro.

O leite materno, por sua vez, é o alimento perfeito para reduzir as chances de desenvolver a anemia, pois ele supre as necessidades de ferro do bebê. A amamentação faz com que o organismo receba doses controladas e menores de cálcio, não interferindo desta forma na absorção de ferro.

O leite materno é rico em ferro, por isso combate a anemia. (Foto:Divulgação)

Leite materno para melhorar o intestino

Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda apresenta um sistema digestivo imaturo, por isso ele pode desenvolver problemas intestinais. Entretanto, se o aleitamento materno for realizado adequadamente, os riscos de danos no intestino são bem menores.

O intestino do bebê é beneficiado pelo leite materno devido à ação de uma substância que protege a flora intestinal. Este componente colabora com a prevenção, regulação e recuperação de problemas no intestino, mas não está presente nas fórmulas infantis usadas para a amamentação.

O ingrediente que faz bem para a saúde intestinal do recém-nascido se chama PSTI e se encontra em maior quantidade no colostro, o primeiro leite produzido pela mãe.

O aleitamento materno protege a flora intestinal do bebê. (Foto:Divulgação)

Leia mais: Alimentos que estimulam leite materno

Benefícios da amamentação para o bebê

Além de prevenir anemia e contribuir com o funcionamento do intestino do bebê, o leite materno também possui outros benefícios. Confira:

– Fortalece a imunidade do recém-nascido, afinal, contém células de defesa;

– Reduz o risco de alergia na infância, pois contribui com o desenvolvimento dos pulmões;

– Graças as suas proteínas, diminui a incidência de cólicas;

– Ajuda a prevenir doenças futuras, como diabetes, hipertensão e obesidade;

– Contribui com o desenvolvimento cognitivo.

 

Outros artigos

Vagas de Emprego na Body Store 2010

04/02/2010

Vagas de Emprego na Body Store 2010

O Empório Body Store nasceu em Porto Alegre e era conhecido apenas como um local onde se vendiam secos e molhados, a granel e utensílios pro lar. Há 13 anos, a...

Salto de Bungee Jump no Brasil

26/07/2010

Salto de Bungee Jump no Brasil

Para você que não dispensa fortes emoções e gosta de viver a vida intensamente, com certeza um salto de Bungee Jump é uma proposta tentadora. O salto de Bungee J...

Desfile Dolce & Gabbana inverno 2016

04/03/2016

Desfile Dolce & Gabbana inverno 2016

Sonho de consumo de homens e mulheres de bom gosto, a grife Dolce & Gabbana realizou um desfile memorável, na Semana de Moda de Milão. Com roupas para o inverno ...