Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Leite materno previne anemia e melhora o intestino do bebê

Leite materno previne anemia e melhora o intestino do bebê

Por Isah

O leite materno é essencial para a saúde e o crescimento do bebê. Ele oferece uma variedade de nutrientes para que o recém-nascido desfrute de qualidade de vida e não sofra com doenças na infância ou até mesmo na fase adulta. Diante da importância do leite materno, os médicos recomendam que a amamentação seja realizada pelo menos nos seis primeiros meses após o nascimento.

A amamentação é essencial para garantir a saúde do bebê. (Foto:Divulgação)

Quando o bebê recebe o leite materno como o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida, seu organismo adquire resistência contra vários problemas de saúde, como infecções e alergias. A amamentação também é capaz de amenizar complicações simples, como estresse e cólica.

Veja também: Cuidados para amamentar o bebê

Leite materno contra anemia

A ingestão de leite materno nos seis primeiros meses de vida faz com que a criança se torne mais resistente à anemia. Esta doença, caracterizada pela quantidade inferior de hemoglobina no sangue, afeta o organismo do bebê quando o mesmo apresenta deficiência em ferro.

O leite materno, por sua vez, é o alimento perfeito para reduzir as chances de desenvolver a anemia, pois ele supre as necessidades de ferro do bebê. A amamentação faz com que o organismo receba doses controladas e menores de cálcio, não interferindo desta forma na absorção de ferro.

O leite materno é rico em ferro, por isso combate a anemia. (Foto:Divulgação)

Leite materno para melhorar o intestino

Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda apresenta um sistema digestivo imaturo, por isso ele pode desenvolver problemas intestinais. Entretanto, se o aleitamento materno for realizado adequadamente, os riscos de danos no intestino são bem menores.

O intestino do bebê é beneficiado pelo leite materno devido à ação de uma substância que protege a flora intestinal. Este componente colabora com a prevenção, regulação e recuperação de problemas no intestino, mas não está presente nas fórmulas infantis usadas para a amamentação.

O ingrediente que faz bem para a saúde intestinal do recém-nascido se chama PSTI e se encontra em maior quantidade no colostro, o primeiro leite produzido pela mãe.

O aleitamento materno protege a flora intestinal do bebê. (Foto:Divulgação)

Leia mais: Alimentos que estimulam leite materno

Benefícios da amamentação para o bebê

Além de prevenir anemia e contribuir com o funcionamento do intestino do bebê, o leite materno também possui outros benefícios. Confira:

– Fortalece a imunidade do recém-nascido, afinal, contém células de defesa;

– Reduz o risco de alergia na infância, pois contribui com o desenvolvimento dos pulmões;

– Graças as suas proteínas, diminui a incidência de cólicas;

– Ajuda a prevenir doenças futuras, como diabetes, hipertensão e obesidade;

– Contribui com o desenvolvimento cognitivo.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Como Usar Legging de Couro

Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Bem Estar

www.ultrafarma.com.br, Site da Ultrafarma

Bem Estar

Tendências de blusas femininas para o verão 2018

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *