Benefícios do chá preto: quais são

Não é de hoje que as pessoas ouvem sobre os benefícios dos chás. Seja no inverno ou no verão, a infusão de substâncias naturais,…

Não é de hoje que as pessoas ouvem sobre os benefícios dos chás. Seja no inverno ou no verão, a infusão de substâncias naturais, em especial as ervas, contribui com a saúde e a beleza. Recentemente, em entrevista à revista de beleza Allure, a atriz Olivia Wilde revelou que o seu segredinho para acabar com as olheiras é o chá preto, que ela usa como compressa, sob os olhos. Disse ela, inclusive, que sempre carrega na bolsa saquinhos deste chá, para casos de emergência. Além deste, existem outros benefícios do chá preto. Veja alguns deles.

Chá preto ajuda a emagrecer e contribui com a saúde, em vários aspectos (Foto: Divulgação)

Benefícios do chá preto para a beleza

Alguns estudos revelaram que o consumo de chá preto pode ajudar pessoas que desejam perder peso. Ele seria um estimulante do metabolismo, acelerando a queima de gordura. Quatro ou cinco xícaras do líquido, por dia, já seriam suficientes para o auxílio à perda de peso. Tudo isso, é claro, aliado a uma vida saudável. O melhor de tudo é que cada porção de 100 ml contém apenas 1 caloria.

Os dentes são o cartão de visita das pessoas. O chá preto também os favorece, pois contém flúor, protegendo-os contra as temidas cáries.

Se você quer combater olheiras com chá preto, tal como a atriz Olivia Wilde, ferva um pouco de água e adicione dois saquinhos de chá. Tampe e espere cinco minutos. Em seguida, deixe o líquido esfriar. Você pode colocar os saquinhos, frios, diretamente sobre a pele ou usar o próprio chá, fazendo compressas com algodão.

Problemas do coração podem ser prevenidos, com chá preto (Foto: Divulgação)

Benefícios do chá preto para a saúde

O chá preto fortalece o sistema imunológico. Ele possui antioxidantes que seriam capazes de proteger o nosso organismo, inclusive contra certos tipos de cânceres. Tais substâncias também ajudam a prevenir problemas cardiovasculares. Três ou quatro copos, por dia, são suficientes.

Consumir 3 xícaras ou mais de chá preto, diariamente, também ajuda a diminuir a pressão arterial. No entanto, hipertensos não devem suspender a sua medicação, pois o poder do chá é pequeno, se comparado aos remédios para este fim.

Consumir 4 ou 5 copos, por dia, é suficiente (Foto: Divulgação)

O envelhecimento precoce das células também pode ser combatido com o chá preto. Isso faz com que o organismo, em geral, mantenha-se saudável e com melhor desempenho, por mais tempo.

A cafeína do chá preto ajuda a melhorar a memória e estimular atividades cerebrais. Porém, esta substância pode causar insônia e acelerar o batimento cardíaco. Portanto, o ideal é não exagerar no sue consumo. Não se deve, por exemplo, substituir a água pelo chá. O chá preto deve ser consumido com cautela, pois assim ele estará favorecendo a saúde, agindo em conjunto com outros alimentos.






Top