Benefícios do banho frio e quente

Benefícios do banho frio e quente

Descubra os benefícios do banho frio e quente e saiba como usar a temperatura da água a seu favor, seja para cuidar melhor da…

Por Andre em 12/01/2017

Descubra os benefícios do banho frio e quente e saiba como usar a temperatura da água a seu favor, seja para cuidar melhor da saúde, para relaxar ou para ter cabelos mais bonitos, entre outras vantagens.

Benefícios do banho frio e quente (Foto Ilustrativa)

Nos dias quentes, nada como um banho gelado para espantar o calorão típico do verão, não é mesmo? Já nos dias de temperaturas baixas, o jeito é regular o chuveiro para a chave inverno e aproveitar o banho quente para se livrar do frio.

As diferentes temperaturas do banho têm uma série de vantagens que podem ser aproveitadas ao longo de todo o ano, independente da estação, e é sobre elas que vamos comentar a seguir.

Benefícios do banho frio e quente

Preguiça na hora de levantar? Tome um belo banho frio (Foto Ilustrativa)

Um dos principais benefícios do banho frio já pode ser aproveitado logo pela manhã. É que a água fria é ótima para despertar o organismo, ou seja, se você tem aquela preguiça de levantar da cama, uma boa chuveirada gelada vai te dar outro ânimo.

Está com pele e cabelos ressecados? Uma das causas pode ser a água quente do banho, todos os dias. Por isso, passe a diminuir a temperatura da água do chuveiro, você verá como os fios e a pele ficarão mais brilhantes e cheios de vida.

Anda estressado? Aposte no banho quente (Foto Ilustrativa)

O banho de água fria também é um grande aliado de quem está na luta para perder peso. Algumas pesquisas mostram que o banho frio estimula a produção de gordura boa no corpo, aquela que ajuda a mantê-lo aquecido, fazendo com que o organismo tenha que trabalhar mais durante o banho, aumentando a queima de calorias.

As vantagens do banho frio incluem ainda o combate ao stress, melhorias para a circulação e o alívio para dores no corpo, acelerando a recuperação da musculatura. O contato diário com a água gelada pode também gerar maior resistência a algumas doenças.

As vantagens do banho quente

É possível aproveitar os benefícios do banho a qualquer época do ano (Foto Ilustrativa)

Já os benefícios do banho quente começam pelo relaxamento do corpo. Sabe quando você chega em casa estressado ou muito cansado? O melhor remédio é tomar uma ducha quente, pois a água em temperatura mais alta facilita a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo fluir melhor o sangue e o oxigênio.

O banho com água quente também é ótimo para limpar os poros, prevenindo espinhas e acnes, por exemplo, fazendo a regeneração da pele. A abertura dos poros também possibilita que os produtos para pele sejam absorvidos mais facilmente.

Entre as vantagens do banho quente vale mencionar ainda o alívio da ansiedade, o aumento da resistência do organismo e o alívio para alguns sintomas da gripe, como o congestionamento nasal (o vapor da água atua abrindo os canais nasais).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top