Benefícios da estévia para saúde

Os benefícios da estévia para a saúde estão despertando o interesse de muitas pessoas, especialmente aquelas que desejam abrir mão do açúcar tradicional sem…

Por Isabella Moretti em 31/05/2016

Os benefícios da estévia para a saúde estão despertando o interesse de muitas pessoas, especialmente aquelas que desejam abrir mão do açúcar tradicional sem comprometer o sabor das receitas. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar no consumo desse adoçante natural.

A estévia é um adoçante natural. (Foto Ilustrativa)

A estévia é um adoçante natural. (Foto Ilustrativa)

A estévia é uma planta originária da Serra do Amambay, uma região que fica na fronteira entre Paraguai e Brasil. Por conta do seu sabor adocicado, ela vem sendo usada como adoçante natural, substituindo assim o açúcar tradicional no preparo de bolos, sucos, café e muitos outros doces.

A estévia pode ser encontrada na versão em pó, gotas ou saquinho. A planta também está marcando presença na composição de alimentos industrializados, como iogurtes, sorvetes, cereais e refrigerantes.

Nos últimos meses, a estévia está rendendo muitos comentários e dividindo opiniões. A popularidade do adoçante natural aumentou principalmente depois que a Coca-Cola lançou um novo refrigerante com embalagem verde, adoçado com estévia e que se diz “mais saudável” do que o tradicional.

Benefícios da estévia para saúde

O adoçante natural é extraído da estévia madura, ou seja, na sua fase mais doce. As folhas são colhidas e deixadas na água para estrar ao máximo a doçura. Depois, o líquido é filtrado e cristalizado. A estévia chega a ser 300 vezes mais doce do que o açúcar tradicional, por isso deve ser usada em menor quantidade para adoçar as receitas.

Veja a seguir os principais benefícios da estévia para a saúde:

Ajuda a emagrecer

A estévia pode ser uma aliada do emagrecimento. (Foto Ilustrativa)

A estévia pode ser uma aliada do emagrecimento. (Foto Ilustrativa)

A estévia é bem menos calórica do que o açúcar, por isso pode ser uma ótima opção para quem está fazendo uma dieta de emagrecimento. Além de usar esse adoçante natural na receita, também é fundamental seguir um cardápio leve, ou seja, rico em frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e verduras. Estévia emagrece sim, desde que seja aliada aos hábitos saudáveis.

Controla diabetes

Os diabéticos que precisam reduzir o consumo de açúcar normalmente apostam no consumo de estévia. O extrato da planta é um ótimo aliado para matar a vontade de comer doce sem agravar o diabetes tipo 2.

Trata doenças no estômago

A erva com sabor adocicado é muito utilizada para tratar doenças do estômago. Isso mesmo! As pessoas que vivem na fronteira entre Brasil e Paraguai costumam mastigar as folhas para aliviar as dores estomacais.

Mastigar as folhas da planta ajuda a tratar doenças estomacais. (Foto Ilustrativa)

Mastigar as folhas da planta ajuda a tratar doenças estomacais. (Foto Ilustrativa)

Regula hipertensão

Quem sofre de pressão alta deve encontrar formas de incluir a estévia na dieta. A planta ajuda a regular não só a glicemia, mas também a hipertensão. Ela é totalmente metabolizada pelo organismo, por isso não se acumula nos rins ou no fígado.

Cuidados com o consumo de estévia

A estévia é um adoçante natural benéfico para a saúde, porém, o seu consumo deve ser controlado. A ingestão diária aceitável é de no máximo 4 mg/kg por dia.

Se o produto diz conter estévia na composição, como é o caso da Coca Cola Verde, isso não significa que ele é totalmente saudável. Não se esqueça que há outras substâncias prejudiciais para a saúde envolvidas, como corantes e conservantes.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre os benefícios da estévia para a saúde? Deixe um comentário.

 

Top