Benefícios da couve para a saúde

A couve não é uma verdura da qual se deve lembrar apenas na hora de saborear a nossa famosa feijoada. Por tradição, este prato…

A couve não é uma verdura da qual se deve lembrar apenas na hora de saborear a nossa famosa feijoada. Por tradição, este prato típico brasileiro, que tem seu preparo mais comum em estações frias, sempre traz como acompanhamento a couve. Contudo, muitas pessoas não têm o hábito de consumir a verdura com frequência. De sabor um pouco amargo e folhas grossas, essa verdura não é leve e fácil de ser consumida, é também difícil de ser finamente picada como fazem as vovós.

Você saberá, agora, quais benefícios o consumo de couve traz a nossa saúde e vai acabar ficando com muita vontade de prepará-la, pois qualquer sacrifício se torna pequeno diante da infinidade de coisas boas que estas folhas oferecem.

Couve picada bem fininha para saladas

A couve, de nome científico Brassica oleracea, tem toda a estrutura de sua folha consumível aos humanos. Geralmente, estas folhas costumam ser refogadas para o consumo, pois assim se tornam mais macias e fáceis de serem mastigadas. Mas não é somente desta forma que a couve se torna um prato maravilhoso. Com muita paciência, pode-se cortar as folhas e deixá-las bem fininhas, temperando-as com azeite, sal e limão, fazendo uma deliciosa salada.

Leia: Saiba como despertar o prazer de comer verduras nos filhos

 

O famoso suco verde, feito com várias verduras cruas, também tem a couve entre seus ingredientes. Muitas pessoas também costumam fazer o suco de couve, apenas passando as folhas pela centrífuga. Quanto mais se realizam estudos sobre este vegetal, mais se descobrem os benefícios que causam em nosso organismo.

Folhas de couve

A riqueza da couve

A couve é um dos vegetais mais significativos para nossa saúde. Suas folhas são ricas em vitaminas A e C, além de conter maior concentração de ferro e cálcio, comparada a outras verduras. Entre os seus principais benefícios, estão o poder de cicatrização e capacidade anti-inflamatória.

Couve refogadinha

Estômago: cura úlceras, gastrites e acidez. Se consumida crua, sua eficácia é ainda maior.

Intestino: cura úlceras no duodeno, constipação intestinal (intestino preso) e diminui os gases.

Ossos e articulações: a couve contribui com a cura de artrite e ainda favorece a absorção de ferro e cálcio de outros alimentos, fortalecendo os ossos.

Sistema respiratório: é grande aliada no combate à asma, bronquite, tosses e obstruções das vias respiratórias.

Obesidade: a couve contém pouquíssimas calorias e é um ótimo desintoxicante. Portanto, se você está fazendo dietas, pode consumir a verdura à vontade.

Anemia: a riqueza em ferro combate a anemia.

Aprenda também sobre: Suco verde desintoxicante: como fazer

Além de tudo, a couve ainda ajuda na prevenção contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer, sem contar a sua eficácia na cura de ferimentos.

Como se vê, os benefícios da couve para a saúde são vários. O mais indicado a fazer é consumi-la com frequência, refogada ou crua. E então, está esperando o que para adicionar este hábito à sua rotina?

Suco verde

Top