Saiba como despertar o prazer de comer verduras nos filhos

Os pais têm cada vez mais consciência da boa alimentação para os seus filhos, pois as informações nutricionais são muito divulgadas na televisão, em…

Os pais têm cada vez mais consciência da boa alimentação para os seus filhos, pois as informações nutricionais são muito divulgadas na televisão, em revistas e na internet. Então, para que as suas crianças cresçam fortes, inteligentes e saudáveis, eles tentam impor uma alimentação recheada de verduras em casa. Porém, é natural que as crianças não gostem de verduras, porque elas não são tão saborosas quanto um hamburguer ou um chocolate. Sendo assim, saiba como despertar o prazer de comer verduras nos filhos.

As crianças formam as suas opiniões e as suas atitudes através da imitação e os primeiros espelhos que elas têm são os seus pais. Portanto, elas só se alimentarão de verduras se os seus pais o fizerem. De nada vale a mãe encher o prato do seu filho com folhas verdes enquanto no seu prato só há carnes e batatas fritas. Também não diga que tal verdura é sem sabor ou que a outra é amarga. Deixe que as crianças as provem para terem as suas próprias opiniões.

Por isso, é importante apresentar à criança primeiro os alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras. Assim, ela ainda não terá provado o sabor doce dos chocolates, o tempero forte das carnes e a crocância das batatas fritas e dos salgadinhos industrializados. Com o tempo, você pode começar a misturar esses alimentos, mas como o seu filho já estará acostumado a sentir o sabor dos alimentos saudáveis, não deixará de comê-los, principalmente se você o conscientizar sobre a importância desses alimentos na vida dele.

Entretanto, se mesmo assim os seus filhos se recusarem a comer verduras, use a sua criatividade para fazer pratos bonitos e chamativos, cheios de cores e cheiros. Os japoneses são especialistas em criarem desenhos com a comida e, por isso, as crianças comem prazerosamente toda a sua marmita. Então, tente construir carinhas, casinhas ou animais usando legumes e verduras para os seus filhos que eles adorarão.

Leia Também:  Alimentos que Atuam Contra o Câncer

Além do visual, um fator muito importante na alimentação infantil é o gustativo. Ou seja, a comida tem que agradar o paladar da criança para que ela deseje se alimentar novamente daquele alimento. Sendo assim, use bastante tempero nas saladas, mas evite os ácidos, porque geralmente as crianças não gostam desse sabor.

Para despertar o prazer de comer verduras nos seus filhos, é preciso ter muita dedicação, paciência e criatividade, pois as crianças estão começando a formar os seus gostos, que serão levados para a vida adulta. Portanto, uma alimentação saudável durante a infância garantirá uma vida muito melhor na fase adulta.

 

Top