Benefícios da aromaterapia para a saúde

Utilizada para tratar diversos sintomas físicos e emocionais, a aromaterapia tem sido cada vez mais procurada, chamando a atenção daqueles que estão em busca…

Utilizada para tratar diversos sintomas físicos e emocionais, a aromaterapia tem sido cada vez mais procurada, chamando a atenção daqueles que estão em busca de cura para alguns males. Conheça, a seguir, os benefícios da aromaterapia para a saúde.

A aromaterapia é uma das técnicas mais famosas da medicina alternativa (Foto: Divulgação)

Quando se fala em medicina alternativa, a aromaterapia é uma das práticas mais citadas. Ela consiste em uma técnica baseada nos efeitos que os aromas naturais extraídos de plantas, árvores, ervas e flores podem ser capazes de provocar nas pessoas.

Também conhecidos como óleos essenciais, esses aromas naturais possuem ações e propriedades terapêuticas, além de propriedades farmacológicas, podendo ser aplicados de diferentes maneiras, como através de inalações, banhos e massagens, entre outras formas.

Aromaterapia para emagrecer

Eucalipto: propriedades medicinais

Benefícios da aromaterapia para a saúde

A técnica consiste na utilização de óleos essenciais para curar males do corpo e da alma (Foto: Divulgação)

Criada a partir dos estudos do químico francês René Maurice Gattefossé, responsável por descobrir as propriedades medicinais dos óleos essenciais, essa terapia alternativa atua na saúde mental, física, espiritual e emocional, ajudando a relaxar o corpo e a alma.

Os benefícios da aromaterapia podem ser sentidos em todas as partes do corpo. A técnica é utilizada para curar dores musculares e articulares, fadiga, enxaqueca, febre, doenças respiratórias, estresse, insônia e depressão, além de vários outros tipos de doenças e estados de desânimo.

A terapia também traz benefícios como melhoras em desconfortos gastrointestinais, irregularidades menstruais, redução de inflamações e tratamento de infecções, além de oferecer qualidades interessantes para os cuidados com a pele (atenuar manchas e cicatrizes, aliviar e combater acne, psoríase e eczemas, entre outros problemas dermatológicos).

Continuar Lendo  Período fértil de quem toma anticoncepcional

Assim que o óleo essencial é inalado, ele entra pelas narinas, com suas moléculas sendo levadas aos pulmões, terminando nos alvéolos e caindo na corrente sanguínea, promovendo então os efeitos terapêuticos.

Contraindicações e cuidados

Os óleos essenciais são feitos de plantas, ervas, árvores e flores (Foto: Divulgação)

Apesar de todos os benefícios da aromaterapia para a saúde, o tratamento com aromaterapia precisa ser acompanhado por um profissional especializado, pois alguns óleos essenciais possuem contraindicações.

Quem tem histórico de pressão alta, por exemplo, não deve usar óleo de Alecrim, enquanto as pessoas que estejam passando por tratamento homeopático devem evitar óleos que tenham mentol ou cânfora.

Top