Principais doenças que atingem a próstata

A próstata é uma estrutura do organismo masculino que fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A afecção desse órgão é…

Por Editorial MDT em 18/04/2013

A próstata é uma estrutura do organismo masculino que fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A afecção desse órgão é um assunto bastante polêmico entre os homens e muitos pacientes acabam se descuidado com a saúde íntima. Acabe com várias dúvidas sobre o assunto e saiba quais são as principais doenças que atingem a próstata.

Saiba o que é a prostatectomia.

É muito importante realizar os exames de rotina regularmente. (Foto: divulgação)

A função prostática

A localização estratégica da próstata, envolvendo a uretra logo na saída da bexiga, permite que o líquido espermático seja despejado diretamente no interior da uretra, pelo canal ejaculador. A principal função desse órgão é a fabricação de quase todo conteúdo ejaculatório, responsável por estimular os espermatozoides para que se movimentem e alcancem o óvulo.

Doenças da próstata

É muito importante que as afecções da próstata sejam tratadas o mais rápido possível, pois causam grande impacto no dia a dia dos pacientes, interferindo substancialmente em sua qualidade de vida.

As doenças mais comuns da próstata são:

  • Hiperplasia prostática benigna (80% dos pacientes)

Essa doença benigna é bastante comum e começa a afetar os homens a partir dos 40 anos de idade. A incidência em pacientes com mais de 60 anos é consideravelmente maior e os sintomas, bastante característicos, interferem principalmente na micção e são chamados de “prostatismo”. O quadro clínico inclui:

  • Nictúria;
  • Polaciúria;
  • Alterações do jato urinário, com diminuição do volume miccional;
  • Incontinência urinária.

Todo paciente que apresentar alguns desses sintomas deve procurar o atendimento médico para que o problema seja devidamente averiguado, pois o tratamento é individualizado. A avaliação urológica pode incluir a realização de exames como toque retal, ultrassonografia, estudo urodinâmico e uroscopia.

A próstata fica localizada em uma região estratégica. (Foto: divulgação)

  • Câncer de próstata (18% dos pacientes)

É o câncer de maior incidência em homens com mais de cinquenta anos e é o motivo da realização periódica de exames, a fim de que seja feito o diagnóstico precoce, intimamente relacionado à maior taxa de cura.

Entenda o que é o câncer de próstata e saiba como prevenir seu aparecimento.

  • Prostatite (2% dos pacientes);

A prostatite é a patologia de menor incidência, com um índice bastante reduzido de sintomas clínicos associados ao problema. Entretanto, exames patológicos sugerem que, ao longo da vida, os homens apresentem formas subclínicas dessa doença.

Essa doença tem etiologia variada e pode cursar de forma aguda, com sintomas característicos e diagnóstico mais fácil, ou crônica, quando o paciente geralmente apresenta queixas bastante inespecíficas e necessita realizar alguns exames para fazer o diagnóstico.

Entenda como é feito o exame de próstata.

A incidência de hiperplasia prostática benigna aumenta com a idade do paciente. (Foto: divulgação)

A próstata é um órgão muito importante na saúde masculina e deve ser examinada periodicamente, especialmente em pacientes com mais idade. Infelizmente esse assunto ainda é considerado tabu por alguns homens e a saúde íntima acaba sendo deixada de lado.

Top