Eucalipto: Propriedades Medicinais

O eucalipto é considerado um remédio natural com várias propriedades medicinais, que provém das suas folhas. O uso dessa planta proporciona inúmeros benefícios para…

O eucalipto é considerado um remédio natural com várias propriedades medicinais, que provém das suas folhas. O uso dessa planta proporciona inúmeros benefícios para nossa saúde. Saiba mais sobre as propriedades medicinais do Eucalipto.

O eucalipto é uma planta com muitas propriedades nutricionais. (Foto: divulgação)

Eucalipto

Eucalipto é o termo usado para designar as várias espécies vegetais do gênero Eucalyptus. São em geral grandes árvores, porém, em alguns casos, se apresentam nas formas de arbustos (como na Oceania). O gênero possui mais 700 espécies e se adapta facilmente a todas as condições climáticas.

Segundo estudos realizados na Alemanha em 2003 pelo Departamento de Pneumologia do Hospital de Bona, revelou que o efeito anti-inflamatório do eucalipto diminui os sintomas de asma severa, fazendo com que os pacientes diminuam a dosagem de corticoides em até 36%.

O óleo essencial de eucalipto é rico em cineol e eucaliptol, sendo um dos mais usados na aromaterapia por causa da sua ação anti-séptica com especificidades para as vias respiratórias.

O eucalipto pode ser consumido na forma de chá, sendo muito benéfico para a saúde. (Foto: divulgação)

Veja também chás para congestão nasal 

Principais propriedades medicinais do Eucalipto

  • Alivia afecções brônquicas e asma;
  • Acaba com a tosse;
  • Constipações;
  • Rinites e sinusites;
  • Dores de cabeça;
  • Descongestionamento das vias nasais;
  • Tratamento de dores musculares;
  • Reumatismo;
  • Infecções urinárias.

Como usar o eucalipto

A sua forma de utilização é muito diversificada, podendo ser aproveitada através do óleo ingerido como forma de chá, através da inalação do vapor ou aplicação local. Para fazer a inalação é preciso ferver a água juntamente com o óleo de eucalipto e inalar o vapor liberado pela infusão.

O medicamento natural possui inúmeras vantagens e poucos prejuízos comparados com os químicos e um exemplo clássico disso é uma arvore de eucalipto que contém propriedades medicinais antipiréticas, antitússicas, anestésicas, desinfectantes e antissépticas.

O eucalipto pode ser consumido na forma de xarope. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento natural para sinusite

Continuar Lendo  Rimel Clinique High Impact

O eucalipto é uma planta com propriedades medicinais muito benéficas para nossa saúde. Ele pode ser usado de várias formas, como em chás, óleos e outros medicamentos. O ideal é consultar um especialista para orientar sobre as doses corretas e formas de consumo do eucalipto.

Top