Gás lacrimogêneo e spray de pimenta: como se defender, cuidados

Na tarde do dia 17 de junho, mais uma vez, a população foi para à rua protestar contra o aumento da passagem de ônibus…

Na tarde do dia 17 de junho, mais uma vez, a população foi para à rua protestar contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo. Depois da pancadaria que aconteceu na última quinta-feira, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, afirmou que a Polícia Militar do Estado não fará uso de balas de borracha para reprimir eventuais distúrbios na manifestação. Porém, gás lacrimogêneo e spray de pimenta podem ser utilizados de acordo com a movimentação dos manifestantes e comportamento.

Aprenda a se proteger em caso de protestos (Foto: Divulgação)

Segundo o secretário, houve dois acordos com os membros do Movimento Passe Livre (MPL), sendo que o primeiro foi que a divulgação do trajeto seria dito somente no local da manifestação. E o segundo é a de presença de oficiais, ao lado das lideranças, monitorando e acompanhando o protesto.

Dicas para se proteger nas manifestações

Se você quiser reivindicar os seus direitos e participar de uma manifestação, faça uso de roupas impermeáveis. Pois elas ajudam com relação ao famoso gás lacrimogêneo. O algodão absorve o gás e os químicos ficam em contato com a pele por mais tempo, já quem usa roupas impermeáveis sofre menos com isso.

Pele limpa para o gás lacrimogêneo não fixar

A indicação dos líderes de manifestações é que as pessoas tomem banho antes de ir as manifestações, pois a pele limpa e sem oleosidade ajuda a fazer com que o gás lacrimogêneo não fixe. Para não ser atacado com spray de pimenta sempre é bom andar em grupo, mas sem oferecer perigo aos policiais com armas brancas, pois eles pode se sentir acuados e como defesa espirrar o gás de pimenta.

Leia Também:  Lojas Lebes Produtos

 

Protestos em São Paulo são contidos com gás lacrimogêneo e spray de pimenta (Foto: Divulgação)

Proteção para os olhos nas manifestações

Óculos de natação é muito barato e podem proteger seus olhos no gás lacrimogêneo e do spray de pimenta. Não é bom usar lente de contato, pois retém o gás nos olhos. Outra alternativa para se proteger em uma manifestação é usar bandanas com vinagre diluído em água, pois corta o efeito do gás de lacrimogêneo.

Não esfregue os olhos se for atingido por gás ou spray de pimenta

Para se proteger contra o gás vire a cabeça lateralmente, jogue água corrente e deixe-a escorrer do olho para fora, em um olho de cada vez. A amônia corta o efeito do gás lacrimogêneo. Se for atingido frontalmente não esfregue os olhos, pois piora a sensação de ardor.

Top