Como solicitar licença e afastamento do servidor público?

Felipo Bellini 06/10/2021 Economia

Licença e afastamento do servidor público são duas medidas que podem ser tomadas. Cada uma possui razões e necessidades diferentes, já que a licença parte de interesse do próprio servidor, enquanto o afastamento parte de iniciativa do poder Público. 

Saiba aqui quais são os critérios a serem respeitados ao ser feita a solicitação de licença ou afastamento de um servidor público.

Licença e afastamento do servidor público segundo a Lei

De acordo com os termos estabelecidos na Lei n.º 8.112/90, ela dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que apresenta os seus deveres a cumprir como um servidor público federal, assim como os seus direitos garantidos um servidor público federal, os quais estão inclusos as licenças e os afastamentos que podem ser feitos a depender do caso do servidor público federal em questão.

Quais são os critérios para solicitar licença no serviço público? 

Antes de ser feita a solicitação de licença de um serviço público, é necessário que o servidor público esteja dentro da lista dos critérios abaixo:

  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 83, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de doença em uma pessoa de sua família.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 84, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de afastamento de seu cônjuge.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 85, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de prestação de serviço militar.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 86, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de prestação de atividade política.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 87, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de processo de capacitação.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 91, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de tratamento de interesses de caráter particular.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 92, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de prestação de desempenho de mandato classista.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 202, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de tratamento de saúde.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 207, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de licença-paternidade, assim como é oferecido para gestantes e adotantes de crianças e adolescentes.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 211, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de acidente de serviço.
Como solicitar licença e afastamento do servidor público

Fonte/Reprodução: Original

A licença, por ser de interesse pessoal, ou seja, do próprio servidor público, ela não garante remuneração.

Quais são os critérios para solicitar afastamento no serviço público?

Para que seja feito a solicitação de afastamento no serviço público, o servidor público precisa estar incluso em um dos critérios listados abaixo:

  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 93, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de licença em caso de prestação de serviço para um outro órgão ou uma outra entidade de caráter estadual ou municipal.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 94, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de afastamento em caso de exercício de um tipo de mandato eletivo de caráter estadual ou municipal.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 95, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de afastamento em caso de prestação estudantil em um país no exterior.
  • Dentro dos termos estabelecidos no artigo 96-A, é garantido ao servidor público, o direito a solicitação de afastamento em caso de participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil.

O afastamento se dá por interesse da administração pública e, sendo assim, ela é remunerada, ou seja, o servidor público recebe o seu pagamento mesmo quando estiver afastado de seu serviço.

Veja mais notícias sobre licença e afastamento de trabalhadores aqui, no Mundo das Tribos.

Outros artigos