Veja se o auxílio-doença pode contar para a aposentadoria do INSS

Felipo Bellini 11/10/2021 Notícias

Saiba aqui sobre a possibilidade do auxílio-doença poder ser contado para a aposentadoria dos segurados do INSS. Com a utilização desse tempo recebendo o benefício, seu tempo necessário para se aposentar pode ser antecipado, aumentado e até mesmo revisado.

Então, o auxílio-doença pode contar para a aposentadoria do INSS?

O fator determinante para que o auxílio-doença seja contado para a aposentadoria do INSS é a existência de contribuições posteriores, ou seja, contribuições intercaladas depois da solicitação do direito ao benefício do auxílio-doença.

Aposentado pensado auxílio-doença pode contar para a aposentadoria

Fonte/Reprodução: Original

Entre outras palavras, existe a possibilidade do auxílio-doença ser computado em sua aposentadora como tempo de carência e até mesmo como tempo de contribuição. 

Como funciona a contribuição intercalada?

Basicamente, a contribuição intercalada funciona da seguinte maneira: você, como segurado do INSS, contribui para o órgão público, certo? Por conta de alguma circunstância que esteja dentro dos termos legais para a garantia dos benefícios do INSS, você solicita o direito do benefício de auxílio-doença do órgão público. Se você retornar a contribuir para o INSS em um momento posterior, é feito o intercalamento de suas contribuições do órgão público.

Vale ressaltar aqui que não existe nenhuma regra a ser seguida em relação à contribuição continuada após ser garantido ao segurado do INSS, o direito ao benefício do auxílio-doença do órgão público. Ou seja, se você contribuiu para o INSS por um mês ou, então, por mais de 10 anos, o seu tempo de contribuição será incluído na sua aposentadoria.

Quais são os benefícios por incapacidade do INSS?

Além do auxílio-doença, oferecido ao segurado do INSS em caso de incapacidade momentânea, o órgão público conta com uma série de benefícios listados abaixo:

  • O auxílio-doença acidentário, oferecido ao segurado do INSS em caso de incapacidade momentânea por conta de acidente em serviço de uma atividade trabalhista;
  • O auxílio-acidente, oferecido ao segurado do INSS em caso de acidente que deixou algum tipo de sequela que reduz a sua capacidade de exercer o seu trabalho;
  • A aposentadoria por invalidez, oferecida ao segurado do INSS em caso de incapacidade permanente.
  • A aposentadoria por invalidez acidentária, oferecida ao segurado do INSS em caso de incapacidade permanente por conta de acidente em serviço de uma atividade trabalhista.

Esses são os benefícios auxiliares oferecidos pelo INSS para os seus segurados.

Como funciona o Auxílio-doença?

O auxílio funciona como um benefício previdenciário oferecido pelo INSS para os seus segurados em caso de apresentação de algum tipo de impossibilidade de fazer o exercício de sua função trabalhista por conta de uma doença, de um acidente e até mesmo de uma recomendação médica. Caso apresente o comprovante da existência de sua doença, de seu acidente e da sua recomendação médica, você pode fazer a solicitação de seu direito ao benefício do auxílio-doença.

Outros artigos

Me apaixonei pelo professor: e agora?

23/01/2013

Me apaixonei pelo professor: e agora?

O professor é uma figura muito frequente na vida de todas as pessoas, principalmente crianças e adolescentes. É com ele que passamos grande parte dos nossos dias e a...

6 truques de beleza para todas as mulheres

15/06/2016

6 truques de beleza para todas as mulheres

Confira truques de beleza para todas as mulheres. Se você quer deixar o rosto impecável, as unhas bem feitas e o cabelo com movimento, então vale a pena adotar algum...

Novas Cédulas de Real

03/02/2010

Novas Cédulas de Real

As novas notas passaram a ser distribuídas em todo o país O Banco Central colocou em circulação, a partir desta segunda-feira, as novas cédulas de R$ 100 e R$ 5...