Qual o momento ideal para pedir um aumento de salário

Wagner Santos 14/09/2021 Notícias

Aumento de salário | Muitas pessoas, mesmo com plena consciência do trabalho prestado à organização, do seu potencial e tempo de colaboração, possuem dificuldade em pedir um aumento de salário. Às vezes até preferem ir em busca de outra vaga de emprego que pague mais.

Isso acontece por não saberem a forma adequada de abordar seus superiores, como também não utilizarem de forma adequada os argumentos que justificam tal pedido.

Para te ajudar a superar tal dificuldade, listamos neste post algumas sugestões para que você possa pedir o aumento do salário que tanto deseja.

Fique conosco!

Pedir aumento de salário: Quais aspectos devem ser considerados?

Antes de resolver pedir um aumento de salário, o colaborador deve fazer uma prévia análise da situação financeira em que a empresa se encontra.

Além disso, o clima organizacional deve estar propenso para analisar o seu pedido, para que assim as chances que seu pedido seja aprovado sejam maiores.

Para isso, é importante que você fique atento se a empresa não está passando por uma crise financeira, ou por mudanças que impactam diretamente em sua administração, como:

  • Trocas de equipe;
  • Fusões;
  • Crises internas.

Portanto, se a empresa estiver enfrentando momentos como os citados acima, o ideal é que você espere a situação se normalizar e assim fazer o seu pedido de aumento de salário.

Além disso, existem outros critérios que devem ser levados em consideração para que você possa solicitar um aumento de salário. Confira!

1 Mostrar comprometimento com a empresa

O comprometimento é uma das qualidades que os gestores mais buscam em seus colaboradores.

Já que essa característica tem tanta relevância para os mesmos, é recomendável que você apresente as decisões e ações que adotará para demonstrar o seu comprometimento com o futuro da empresa.

Ou seja, além de deixar claro que está preocupado não apenas com seu crescimento pessoal, mas também com o da organização.

Mostra para os seus superiores que está preparado para crescer dentro da empresa, por isso o pedido de aumento de salário poderá ser melhor analisado.

2 Esteja preparado para negociações

Não fique frustrado caso o seu pedido de aumento de salário não seja aceito de forma imediata, pois, é natural que o seu chefe imponha algumas condições antes de atendê-lo.

Todavia, você não precisa aceitar todas as condições impostas, como também apresentar quais os seus anseios e necessidades que o levaram a pedir um aumento de salário.

Nesse sentido, o equilíbrio será decisivo para que a proposta de aumento de salário seja analisada e deferida.

3 Prepare-se para a abordagem ao seu chefe

Antes de mais nada, uma dica de ouro, jamais peça aumento de salário ao seu chefe de maneira informal, em horário e local inadequado.

Nesse caso, é aconselhável agendar um horário, que seja bom para os dois, evitando possíveis interrupções de terceiros, que poderão tirar o foco da reunião, que é o pedido de aumento de salário.

Nessa reunião você terá a oportunidade de expor quais suas expectativas em relação à empresa e o porquê do seu pedido de aumento de salário.

Mas vale destacar, que você não deve esperar e nem exigir uma resposta imediata, visto que o seu chefe precisará de tempo para analisar o impacto que esse aumento de salário teria sobre as finanças da empresa.

Assim sendo, ele pode recorrer ao departamento de RH ou ao seu superior, para que assim cheguem a uma resposta conclusiva.

4 Atuar em projetos de grande visibilidade

Uma excelente estratégia para conquistar com maior facilidade o seu aumento de salário é ser atuante em programas e projetos que promovem o envolvimento com todos os departamentos da empresa.

Assim, terá a possibilidade de possuir maior contato com os representantes de cargos mais elevados na hierarquia da organização, que poderão perceber sua importância para o desenvolvimento da instituição.

Portanto, uma boa opção para conquistar melhores oportunidades é participar de projetos acerca de responsabilidade social ou ainda de governança corporativa.

Conclusão

Portanto, se você nutria a vontade de pedir um aumento de salário e não sabia como fazer isso, agora chegou a hora.

Então, faça uma avaliação do cenário atual da organização e saiba identificar o melhor momento para marcar uma reunião com seu chefe.

Neste momento, não deixe de ressaltar suas qualidades e comprometimento com que desenvolve seu trabalho em prol do crescimento da empresa.

Dessa forma, as chances do seu aumento de salário ser aprovado, serão muito maiores.

Outros artigos

Panificadora Cadence Preços, Onde Comprar

19/08/2010

Panificadora Cadence Preços, Onde Comprar

A máquina de fazer pão da Cadence é uma das mais famosas do mercado, trazendo diferentes características, conquistando qualquer amante de pão. Para quem não tem ...

Nova versão do filme Os Três Patetas

31/10/2011

Nova versão do filme Os Três Patetas

Já esta sendo produzida a nova versão do sucesso da década de 30, Os Três Patetas. Esta produção já a muito esperada pelos fãs já tem uma data de estreia marcada, ...