Quando contratar uma assessoria de imprensa

Wagner Santos 07/08/2021 Notícias

Assessoria de imprensa é uma das formas de gestão de relacionamentos entre empresas e a mídia. É a estratégia ideal para construir uma imagem positiva no mercado junto à opinião pública. 

Com o avanço da tecnologia, essa área passou por algumas mudanças – o que pode causar algumas dúvidas nos profissionais da área e empresas que desejam contratá-la.

Então vamos lá: responderemos ao longo do conteúdo o que é assessoria de imprensa, qual seu papel atualmente para empresas e quando contratá-la se torna uma necessidade nos negócios. Acompanhe!

O que é assessoria de imprensa?

Este braço da comunicação visa estabelecer um diálogo entre as instituições e o grande público, criar um bom relacionamento com a mídia, humanizar as relações e promover transparência.

Isso porque o bom relacionamento com clientes e canais de comunicação é fundamental para a construção da reputação de uma marca no mercado. 

Todas as técnicas de assessoria de imprensa são voltadas para essa finalidade: promover e manter uma boa imagem – o que é extremamente importante para empresas.

Muitos negócios se posicionam de forma equivocada ou cometem algum erro, por exemplo, e sofrem com danos à sua reputação. Muitas vezes esses danos podem impactar nos seus resultados e vendas. 

Por esse e outros motivos, essa estratégia faz toda a diferença para divulgação, pronunciamentos e relacionamento de empresas. É uma forma de evitar prejuízos, propagar a mensagem da marca em diversos canais de forma positiva e não sofrer com o “cancelamento” dos consumidores.

Esse trabalho pode ser feito nos mais diversos canais por meio de conteúdos editoriais, ações para redes sociais e gerenciamento de crise – desde que sejam estratégias orgânicas. Ou seja, contando com uma boa assessoria, não é preciso pagar pelo espaço de divulgação e ainda é possível reverter imagens negativas. 

Por que contratar?

É preciso contratar uma assessoria de imprensa se quiser ter bom relacionamento com seu público e realizar muitas outras atividades que proporcionem credibilidade e confiança aos consumidores de seus produtos.

Ainda que os espaços pelas publicações feitas com intermédio de uma assessoria não sejam pagos, você vai precisar que esses profissionais produzam materiais com qualidade. Além disso, como comunicador especialista, certamente será por meio de sua assessoria que irá conseguir esses espaços nos melhores veículos de comunicação. Nos canais tradicionais, por exemplo, os conteúdos feitos pela assessoria de imprensa são usados como fontes para os jornalistas.

Sendo assim, nós entendemos que o assessor é capaz de gerar conteúdo relevante, que faça sentido para o dia a dia do consumidor e também de analisar o mercado para ter sempre os canais mais adequados quando traçar estratégias aos seus clientes.

Dentre tantos motivos para investir nessa estratégia, a assessoria de imprensa pode ser uma ótima solução para lançar produtos, realizar eventos e divulgar novidades da empresa. 

Isso porque com a divulgação na grande mídia, o lançamento pode ser noticiado nas rádios, jornais, TV, portais online e todo canal de comunicação que o público da marca esteja acompanhando. 

Se não bastasse gerenciar os conteúdos que vão para a mídia, o assessor fica responsável por treinar o porta-voz da marca, trabalhar posicionamento nas redes sociais, entre outras atividades importantes. 

Também é importante reforçar que o seu assessor pode ajudar a gerenciar situações de crises de imagem e reputação. Existem diversos exemplos de empresas que sofrem com danos à sua imagem por algum posicionamento, erro de produção, falha de atendimento ou qualquer outra atitude negativa.

Isso ficou ainda mais comum com a chegada das redes sociais. Qualquer comentário pode ocasionar problemas sérios, e a assessoria de imprensa visa minimizar as chances disso acontecer. Caso ocorra, a assessoria é a melhor opção para ter profissionais que saibam como reverter a situação.

Quando é a hora certa de contratar uma assessoria de imprensa?

Empresas de qualquer segmento podem contratar assessorias de imprensa – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Mas quando contratá-la?

O ideal é optar pela assessoria de imprensa sempre que quiser divulgar algo, trabalhar a imagem da empresa no mercado ou melhorar o relacionamento com clientes e mídia. Também vale o investimento quando estiver em alguma crise de reputação.

Ainda que seja uma solução indispensável para momentos pontuais, a assessoria de imprensa é importante em todos os momentos de uma empresa. Dessa forma é possível que a instituição tenha um crescimento seguro e saudável. 

Estes foram alguns exemplos de quando procurar essa solução, mas indicamos que sua empresa invista em assessorias desde o início – ou o mais rápido possível!

Outros artigos

Curso Gratuito de Alimentos Senai 2011

30/03/2011

Curso Gratuito de Alimentos Senai 2011

O Senai é uma instituição que tem por objetivo promover a formação técnica e profissional dos estudantes que iniciam seus cursos. Levando ao mercado de trabalho ...