Melhores opções de ferramentas de big data e analytics

PUBLICIDADE

No cenário competitivo em que nos encontramos atualmente, ter as ferramentas de big data e analytics com certeza dá uma vantagem gigantesca para saber quais informações devem ser consideradas para analisar a estabilidade de um negócio.

Entretanto, apesar da grande fama, não são todos que conhecem as ferramentas de big data e analytics e, por causa disso, perdem vantagens que esses mecanismos oferecem. Devido a esse cenário, confira um apanhado sobre essas ferramentas e quais usá-las para começar a entrar nesse mundo de grandes informações.

O que são ferramentas de big data e analytics?

Para este início, a respeito das ferramentas de big data e analytics, de maneira geral, essas ferramentas têm a função de processar grandes quantidades de dados gerados pelas pesquisas diárias na internet. Portanto, tudo que se fizer na internet pode ser captado por essas ferramentas.

PUBLICIDADE
O que são ferramentas de big data e analytics
Fonte/Reprodução: original

Em resumo, o Big Data é o termo usado para um volume de dados significativos, mas que sem a análise correta são apenas dados, sem informações ou significados. Já o Analytics nada mais é que o tipo de ferramenta para analisar esses dados, e assim você consegue aplicar em sua análise ou pesquisa.

Para que serve as ferramentas de big data e analytics?

Você pode até se perguntar qual seria a utilidade das ferramentas de big data e analytics? Note que ter a capacidade de processar grandes volumes de informações é essencial para qualquer negócio que deseje se manter estável, e essa é a função de big data e analytics, já que elas sempre revelam algum fato importante para quem as lê, como os produtos em alta do mercado, investimentos mais rentáveis, entre outros fatos.

Como as ferramentas de big data e analytics funcionam?

Ao olhar a função que as ferramentas de big data e analytics, muitos se perguntam como esses mecanismos são capazes de processar uma quantidade tão absurda, já que alguns cálculos afirmam que 40 mil pesquisas são feitas no Google por segundo.

Como as ferramentas de big data e analytics funcionam
Fonte/Reprodução: original

Por causa disso, cada ferramenta, mesmo que tenha o mesmo objetivo de processar grandes dados por estar na categoria de big data, possui uma programação específica e, por estar sempre em melhorias, apresenta suas limitações.

PUBLICIDADE

Quais os benefícios de usar as ferramentas analytics?

Portanto, visto todo o potencial das ferramentas analytics, qual seria a vantagem de utilizar esses mecanismos? A fim de deixar mais didático, separamos aqui um único motivo que vai lhe convencer de aderir a essas ferramentas.

E esse motivo é consequência das definições já postas, que é a vantagem competitiva que as ferramentas lhe renderão, já que serão revelados dados de marcas mais pesquisadas, produtos em alta e até rendimentos em maior ascensão.

Todos esses dados, se interpretados e usados da maneira correta, garantem uma identidade única no modo de uma empresa trabalhar e renderá destaque no cenário atual.

Quais as melhores opções de ferramentas de big data e analytics?

Agora que você já conhece as ferramentas de big data e analytics e está por dentro das vantagens de usá-las, cabe agora trazer exemplos para complementar mais ainda a explicação.

Vamos falar sobre as três mais utilizadas no mercado atual. Vale lembrar que essas são apenas algumas das milhares de ferramentas disponíveis, o que revela o potencial desses mecanismos de processamento.

PUBLICIDADE

Hadoop

Sem dúvidas, essa é a ferramenta de processamento de big data mais respeitada no mercado. E esse respeito não se dá à toa, já que o Hadoop possui a capacidade de lidar com enormes volumes de dados e pode ser executado tanto em um data center, como em nuvem. Sem dúvidas, um serviço completo.

Apache Spark

Assim como o tópico anterior, o Apache Spark também se destaca pelo processamento de dados, principalmente por cobrir algumas coisas que o Hadoop deixa a desejar. Outro ponto importante do Spark é que o processamento de dados é realizado na memória, fato que acelera muito o trabalho dos analistas, principalmente os que usam bastante HDFS.

Oracle Data Mining

Para finalizar a lista de ferramentas de big data e analytics, nada melhor do que um minerador de dados extremamente eficiente. O Oracle Data Mining é capaz de recolher as informações justamente pela força de seus algoritmos e, nas mãos corretas, é capaz de render ótimas ideias para os analistas.

Espera-se que agora você saiba como as ferramentas analytics podem alavancar o seu negócio. Não se esqueça de compartilhar este artigo para ajudar na divulgação do conteúdo e sempre que precisar de informações que prezam pela qualidade, retorne para este site.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.