As trocas alimentares para controlar o colesterol

O colesterol é um dos maiores vilões do organismo humano. Isso porque ele é o principal fator responsável em desencadear doenças nos indivíduos. No…

O colesterol é um dos maiores vilões do organismo humano. Isso porque ele é o principal fator responsável em desencadear doenças nos indivíduos. No entanto, é possível combater os danos do colesterol através de uma alimentação saudável. Saiba quais são as trocas alimentares para controlar o colesterol.

Conheça os sucos para controlar o colesterol. 

Através de uma alimentação saudável, é possível controlar o colesterol. (Foto: divulgação)

 

Aprenda a controlar o colesterol de forma saudável

O controle do colesterol pode ser realizado através de uma alimentação saudável. Conheça algumas dicas de trocas alimentares que ajudam no controle dos lipídeos no sangue.

  • Pão francês por integral – a massa integral é rica em fibras e colabora com a proteção das artérias. Além disso, as fibras servem de alimento para as bactérias que moram no intestino e que são responsáveis pela fabricação de propionato, uma substância que colabora com a diminuição da gordura na circulação.
  • Leite integral por desnatado – a bebida desnatada tem o mesmo teor de mineral que o leite integral, trazendo grandes vantagens para o organismo. Além disso, esse tipo de leite é rico em ácidos graxos, o que colabora com a redução do colesterol ruim, evitando o depósito de gordura nas artérias.

    É possível prevenir doenças através de uma alimentação saudável. (Foto: divulgação)

  • Óleo de soja por azeite – o óleo de oliva (azeite) é rico em gorduras “boas” e antioxidantes, trazendo grandes vantagens ao organismo. Dessa forma, evita a formação das placas de gordura, principais responsáveis por ocasionar problemas cardíacos.
  • Salgadinhos por castanha – muitos indivíduos recorrem ao consumo de salgadinhos, biscoitos recheados e petiscos, sem lembrar que eles são ricos em gorduras trans. Estes alimentos contribuem para o aumento do colesterol ruim, principal responsável pelo desenvolvimento de doenças. Para escapar dessa tentação, o ideal é apostar no consumo de nozes e castanhas que são ricas em gordura dita “boa”, trazendo benefícios ao organismo.
  • Cereais açucarados por aveia – a aveia é considerada um dos cereais mais nutritivos que existem. Por isso, é muito importante que o indivíduo adote o uso desse alimento nas refeições, de modo a usufruir dos benefícios.
  • Manteiga por margarina– as margarinas trazem mais vantagens ao organismo por não apresentarem gordura animal em sua composição. Além disso, as indústrias vem acrescentando alguns componentes na fabricação da margarina, de modo a torna-la mais benéfica para a saúde.

    Conheça as trocas alimentares para controlar o colesterol. (Foto: divulgação)

Cada vez mais as pessoas estão em busca de uma alimentação saudável. É possível prevenir os malefícios que o colesterol pode trazer ao organismo, basta substituir alguns alimentos na dieta. Após conhecer algumas dicas de trocas alimentares para controlar o colesterol, adote-as no dia a dia e obtenha os benefícios.

Leia Também:  Alimentos que diminuem colesterol

Saiba como diminuir o colesterol. 

Top