Receitas caseiras para náuseas

Náusea é uma desagradável sensação de vontade de vomitar, é sentida na parte superior do abdome, podendo variar a sua intensidade e ainda ser…

Náusea é uma desagradável sensação de vontade de vomitar, é sentida na parte superior do abdome, podendo variar a sua intensidade e ainda ser seguida por vômito. As causas mais comuns de náuseas são causadas por alterações que ocorrem diretamente no estômago ou intestino, como por exemplo: gravidez, doenças do ouvido, enxaquecas, balançar de barcos, insuficiência renal e tipos variados de remédios.

A náusea pode ser sentida na parte superior do abdome

O que sente uma pessoa com náusea

Além da sensação de náusea em si, costuma-se sentir um mal estar generalizado, falta de vontade de comer, vontade de ficar parado e, em alguns casos, o paciente prefere ficar em uma posição específica, deitado ou sentado para se sentir melhor. Há outros sintomas associados que variam de acordo com a causa.

Receitas caseiras para combater a náusea

  • Chá de Gengibre

Ingredientes

01 grama de raiz de gengibre

200 ml de água

Modo de preparo

Adicione as raízes secas de gengibre na água fervente, tampe e deixe o chá descansar por 10 minutos. Beba 01 xícara de chá de gengibre 03 vezes ao dia.

  • Suco de Cebola

Ingredientes

½ cebola crua

200 ml de água gaseificada

Gotas de limão

Modo de preparo

Retire a casca da cebola e passe por um ralador grosso. Coloque no liquidificador a cebola ralada e água gaseificada. Bata por cerca de 5 minutos em potência alta. Coe a mistura e adoce a gosto.

  • Suco de Pêssego

Ingredientes

Leia Também:  Emagreça rápido como Polliana Aleixo

03 pêssegos descascados e sem semente

250 ml de água filtrada

Açúcar

Modo de preparo

Descasque e retire as sementes dos pêssegos e corte em 04 partes. Coloque no liquidificador a fruta cortada e dê algumas pulsadas. Acrescente água com o açúcar a seu gosto. Bata até obter uma mistura homogênea.

  • Suco de abacaxi

Ingredientes

01 abacaxi

01 maço de hortelã

01 pedaço pequeno de gengibre sem casca

01 litro de água filtrada

Modo de preparo

Descasque toda a fruta e corte-a em pequenos cubos, faço o mesmo com a hortelã e com o gengibre. Posteriormente adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, adoce à seu gosto e o suco está pronto para ser bebido. 

  • Chá de boldo

Ingredientes

05 folhas de boldo fresco

200 ml de água

Modo de preparo

Rasgue as folhas de boldo e coloque um copo com água. Deixe descansar por cerca de 15 minutos. Tome logo em seguida, deve evitar adoçar.

A maioria dos episódios de náuseas melhora espontaneamente em horas ou poucos dias. Enquanto permanecer o quadro é muito importante que se mantenha a hidratação. Adultos, e principalmente crianças e idosos devem ser estimulados a manter abundante ingestão de líquidos (água, sopa, suco) para prevenir a desidratação.

O suco de pessego é indicado para evitar a náusea matinal

É normal as pessoas não terem vontade de comer enquanto estão nauseadas, e não há necessidade de forçar a ingestão de comida. Todos os esforços devem ser concentrados em estimular o doente a beber líquidos. É importante lembrar que casos que não se resolvam com tratamento caseiro e que o individuo não consiga ingerir alimentos e líquidos ou ainda nos casos de sangramento, é recomendável que procure um médico para que possa avaliar e esclarecer as causas do problema.

Top