Como Diminuir o Colesterol

Como Diminuir o Colesterol

Você já se perguntou como diminuir o colesterol? Aposto que sim, principalmente nesses últimos anos onde o fast-food e comidas enlatadas tem ganhado cada…

Por Redacao em 01/10/2015

Você já se perguntou como diminuir o colesterol? Aposto que sim, principalmente nesses últimos anos onde o fast-food e comidas enlatadas tem ganhado cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. Muitas vezes, nem mesmo sabemos explicar o porquê as taxas de colesterol agridem o organismo causando-nos diversos problemas.

Como Diminuir o Colesterol (Foto Ilustrativa)

Como Diminuir o Colesterol

Para cuidar desse problema, descobrir como diminuir o colesterol, é preciso conhecer essa situação, o que causa e os sintomas também. Isso acontece pois as gorduras são as principais causadoras do aumento do nível de colesterol ruim no sangue. Ué, existe colesterol bom ou ruim? Sim, e vamos explicar.

Leia mais informações sobre: Conheça os alimentos que podem diminuir o colesterol

Onde tem o LDL?

O LDL (colesterol ruim) é encontrado em alimentos de origem animal, ou seja, a gordura saturada, que em excesso traz danos à saúde. Mas pode ser combatido através da gordura insaturada encontrada somente em alimentos de origem vegetal.

Existem dois tipos de colesterol: bom e o ruim (Foto Ilustrativa)

A gordura insaturada é benéfica para o organismo é dividida em dois tipos: poinsaturada e moinsaturada, e aí está o segredo! Está última, pode ser encontrada em grandes quantias no azeite, por isto este óleo é um grande aliado para a redução do colesterol e ainda aumentar a taxa de HDL (colesterol bom) no sangue desobstruindo as artérias.

Outras dicas para reduzir colesterol

A dica é usar o azeite extravirgem, por preservar os seus componentes e não conter adição de produtos químicos. Mais uma vez o azeite deixa claro o seu valor para uma vida saudável!

Sucos específicos ajudam a combater o excesso de gordura no sangue (Foto Ilustrativa)

Além das orientações que já foram mencionadas, há outras maneiras de reduzir o colesterol ruim e melhorar a qualidade de vida. Em primeiro lugar é necessário passar por uma reeducação alimentar, onde todas as substâncias danosas para a saúde são descartadas do cardápio diário.

Leia mais informações sobre: COMO REDUZIR COLESTEROL SEM REMÉDIOS

Carnes com gordura

Evite consumir carnes com altos teores de gordura, troque o leite integral pelo desnatado, contenha a gula diante de sobremesas muito gordurosas, aumente a ingestão de fibras e procure fracionar bem a alimentação durante o dia, estipulando horários para as refeições. A obesidade pode ser um indicador de colesterol alto, por isso é importante controlar o peso de acordo com o índice de massa corporal adequado para o seu biótipo.

Peixe é um aliado para organizar a quantidade de gordura (Foto Ilustrativa)

Quando os cuidados não são tomados para controlar o colesterol, a pessoa pode desenvolver sérios problemas de saúde, tais como doenças cardíacas, dores no peito, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e obstrução das artérias.

Para saber como anda a situação do seu colesterol, faça exames de rotinas para que o médico possa diagnosticar possíveis problemas envolvendo o LDL. Caso o colesterol ruim esteja alto, o paciente terá que passar por um tratamento que envolve uma dieta balanceada, exercícios e o consumo de medicamentos apropriados para manter o controle do LDL.

Quer mais dicas de saúde? Confira os artigos que preparamos para você sobre esse e outros temas, fique aqui no Mundo das Tribos!

Top