As bactérias mais perigosas do mundo

O aumento das infecções resistentes a medicamentos é considerado uma ameaça a vida na terra, problema tão grande quanto o aquecimento global, segundo autoridades…

O aumento das infecções resistentes a medicamentos é considerado uma ameaça a vida na terra, problema tão grande quanto o aquecimento global, segundo autoridades de Saúde da Inglaterra. De acordo com Sally Davies, chefe do serviço médico civil, as bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes as drogas e existem poucos antibióticos para combatê-las. Saiba mais sobre as bactérias mais perigosas do mundo.

As bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes. (Foto: divulgação)

Bactérias mais perigosas ameaçam o mundo

Segundo Davies, uma operação de rotina pode se tornar fatal devido à ameaça de infecção oferecida pelas bactérias. Especialistas afirmam ainda que esse é um problema global e que exige mais atenção. Os antibióticos são uma das maiores criações de sucesso na história da medicina moderna. Porém, as bactérias são inimigas que se adaptam facilmente aos efeitos desses medicamentos e encontram novas formas de burlar as drogas.

Um dos exemplos mais comuns é a ameaça por Staphylococcus aureus resistente à ação da meticilina. Essa bactéria é uma das mais temidas nas enfermarias dos hospitais, sendo considerada de alta periculosidade. Existem também crescentes relatos sobre a resistência de cepas de bactérias como Escherichia Coli, tuberculose e gonorreia. As bactérias estão entre as principais causas de doenças que mais matam no mundo.

As bactérias mais perigosas do mundo podem levar à morte. (Foto: divulgação)

Ameaça aos antibióticos

É provável que nós jamais presenciemos o aquecimento global, porém as mortes por infecções de rotina estão mais próximas do que imaginamos, já que os antibióticos podem não funcionar. O uso inadequado dos antibióticos está fazendo com as bactérias se tornem cada vez mais resistentes, tornando o efeito do medicamento ineficaz.

Continuar Lendo  Aprenda a fazer penteados com franjas

Segundo especialistas britânicos, o mundo está a caminho de uma era pós-antibióticos, a menos que sejam tomadas providências. A entidade diz que no futuro muitas infecções por bactérias não terão mais cura e matarão incessantemente. Especialistas em microbiologia afirmam ainda que a resistência antimicrobiana é um problema muito sério. Temos que nos conscientizar de que não teremos novos remédios milagrosos, porque simplesmente não existem novos remédios.

O uso inadequado de antibióticos pode aumentar a resistência das bactérias. (Foto: divulgação)

As bactérias são consideradas uma ameaça para todos os seres humanos, já que os microrganismos sofrem mutações a cada dia, adquirindo resistência aos medicamentos que são tomados de forma inadequada. Existem algumas bactérias que fazem bem ao organismo, porém existem aquelas que são extremamente prejudiciais para nossa saúde e podem levar até a morte. É importante tomar os antibióticos corretamente para evitar a chamada resistência antimicrobiana.

 

Top