Arroz e Feijão: Dupla Que Traz Saúde

Nós brasileiros estamos acostumados com o arroz e feijão: dupla que traz saúde, pois é o prato principal da culinária brasileira. Porque será que essa dupla faz tanto sucesso e não enjoamos de comer isso todos os dias? A explicação é simples: são alimentos que faz bem ao nosso organismo e estão repletos de proteínas que necessitamos. A dieta com arroz e feijão é composta por alto nível de carboidratos, e isso é o que mais precisamos. Por isso mesmo é que criamos este artigo com mais detalhes sobre a saúde que colocamos no nosso prato de cada dia.

Arroz e Feijão Dupla Que Traz Saúde (Foto: Divulgação(

Arroz e Feijão Dupla Que Traz Saúde (Foto: Divulgação(

Arroz e Feijão: Dupla Que Traz Saúde

Pode parecer estranho, mais a junção do arroz e feijão: dupla que traz saúde é algo comum aqui no Brasil. E é isso é bom segundo alguns nutricionistas da área, pois o prato saudável começa exatamente com esses dois elementos. Depois, vem a mistura e quase sempre a salada.

Leia mais informações sobre: Receita de Arroz: Passo a Passo

O arroz

O arroz é um grão de cereal, é um glicídio de fácil digestão, alto valor energético e índice glicêmico que se caracteriza por absorção lenta e gradual do organismo. O arroz é um hidrato de carbono complexo.

Diferentes tipos de arroz  (Foto: Divulgação(

Diferentes tipos de arroz (Foto: Divulgação(

Os hidratos de carbono fornecem energia ao corpo e os complexos mantêm o nível de energia por períodos maiores. Na alimentação com arroz, há uma economia de proteínas, pois o corpo não usa a proteína da dieta ou das reservas para abastecer as necessidades de energia quando há um hidrato de carbono disponível.

A proteína do arroz é a mais nobre entre os cereais. A fração protéica do arroz, embora quantitativamente pequena, apresenta a melhor composição de aminoácidos para o metabolismo humano.

O feijão

Existem diferentes tipos de feijão e arroz também  (Foto: Divulgação(

Existem diferentes tipos de feijão e arroz também (Foto: Divulgação(

Quanto ao feijão, é uma boa fonte de fibra para baixar o colesterol, além de diminuir o colesterol, o feijão possui alto teor de fibras que impede que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição. É uma opção recomendável aos indivíduos com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia. Quando combinamos com um cereal como o arroz, o feijão fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura.

Leia mais informações sobre: Os diferentes tipos de feijão e como preparar cada um

Alguns benefícios

Arroz traz benefícios para o corpo  (Foto: Divulgação(

Arroz traz benefícios para o corpo (Foto: Divulgação(

O feijão também é um benefício para o coração. Os benefícios do feijão para a saúde do coração não se devem apenas à sua fibra, mas também às quantidades significativas de ácido fólico e magnésio do mesmo.

Por esse e tantos outros motivos, que a dupla “ arroz com feijão”, combina tanto e faz muito bem a nossa saúde. É um prato relativamente barato, de fácil preparo, e de sabor agradável.  Todo brasileiro é louco por arroz e feijão, uma combinação de satisfaz  e alimenta saudavelmente nosso organismo.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply